Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Terça-feira 6 Outubro, 2020 // #bebe, #desenvolvimento, #estagios
Embora a maioria das pessoas seja destro, estima-se que cerca de 15% dos bebês nascem canhotos. Por que isto acontece? É determinado na barriga ou após o nascimento? Existem muitos mitos com relação a canhotos, como eles são mais "artísticos" ou inteligentes; ou, inversamente, a crença do passado de que são pessoas sinistras. O fato é que não é melhor nem pior, é simplesmente uma característica humana.
Ser canhoto ou destro é determinado principalmente por fatores genéticos, uma vez que, se na família houver mais pessoas canhotas, será mais provável que nosso bebê seja canhoto. No entanto, aprender e influenciar o uso das mãos para atividades cotidianas impulsionará a predisposição genética ou a modificará. E, enquanto seu filh@ ainda é muito pequen@, você pode descobrir se é canhoto ou destro por meio de diferentes testes que compartilhamos com você abaixo.
São realizadas atividades que podemos facilmente realizar como uma brincadeira com as crianças e atendendo a diferentes partes do corpo:
São realizadas 10 ações, das quais a maioria pode se adaptar a crianças pequenas, pois, se ainda não sabem escrever, podem pintar e o martelo ou a tesoura podem ser trocados por brinquedos.
Certos movimentos e testes são realizados para uma mão, como:
Algo que você deve levar em conta é que existem nos casos em que os pequenos não são totalmente canhotos ou destros, se não uma combinação de ambos. Quanto aos diferentes graus de lateralidade, podemos falar sobre:
Para saber se somos apenas destros ou canhotos de mão ou se predomina uma lateralidade distinta em outras partes do corpo, existem estes testes a seguir e que podemos realizar com os pequenos. Será canhoto de ouvido? Destro de visão? Por meio destas perguntas, perceberemos que não é 100% destro ou canhoto, há sempre algum grau de lateralidade cruzada.
Além das variações normais, no caso de o lado predominante em seu pequen@ continuar sem ser definido após os cinco anos, pode ser que seja ambidestro, desde que descartemos algum problema de motricidade e se desenvolva bem com ambas as mãos.
Fique atento aos sinais do seu pequeno, consulte seu pediatra em qualquer dúvida e não se esqueça de motivar seu desenvolvimento com muito amor, o que é o mais importante.
Compartilhe: