Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Terça-feira 17 Novembro, 2020 // #bebe, #desenvolvimento, #dicas, #estimulacao
5 brincadeiras para estimular bebês e crianças com desenvolvimento atípico
Brincar é coisa séria! Embora o ato seja associado ao simples prazer e divertimento – o que já não é pouca coisa, diga-se –, brincar também é importante para o desenvolvimento infantil. “Brincando, a criança verbaliza emoções, constrói vínculos sociais, entende sobre regras, contextos e limites”, explica a Psicóloga e Pedagoga Natália Gontijo.
E quando se trata de bebês e crianças com desenvolvimento atípico, a brincadeira é uma ferramenta fundamental para estimulá-los em diferentes áreas, como a motora e a sensorial.
Os pais podem participar ativamente do momento lúdico, sentar no chão com seus filhos, explicar a brincadeira e ter paciência, deixando a rigidez “das regras do jogo” de lado, de vez em quando. Porque é brincando que as crianças, com desenvolvimento típico ou atípico, deixam a criatividade voar. “Mas a gente não pode criar na criança uma dependência para brincar, ter sempre um adulto associado ao lúdico. Eles precisam ser livres também nessa hora, com brinquedos não estruturados, como um papel que pode virar uma dobradura. A criança criar a sua própria brincadeira”, garante Natália.
Às vezes, o mais simples é o mais divertido. Quer ver? Anote essas dicas da Psicóloga e Pedagoga Natália Gontijo:
1. Brincar com sagu é ótimo como estímulo sensorial
Sabe aquela sobremesa que tem na casa da avó? As bolinhas de tapioca podem ser ótimos brinquedos para os pequenos! Prepare o sagu, deixe esfriar completamente e coloque-o nas mãos do bebê e da criança. Mexer com essa “meleca” estimula o tato, a visão e até a audição deles. E como é comestível, não há nenhum risco ao ser colocado na boca.
Para deixar a brincadeira mais divertida, adicione gelatinas coloridas em pó ao sagu!
2. Amassar e rasgar folhas de papel ou revista estimula o lado sensorial e a motricidade fina das crianças
É só colocar papéis na frente da criança e deixar a criatividade rolar. Mostre para ela como rasgá-los pode ser bem prazeroso, pois até o barulho é estimulante. Ao mexer em coisas menores com as mãos, trabalha-se a motricidade fina, responsável pelos movimentos mais delicados.
3. Rolar bolas de plástico ajuda na psicomotricidade
Sente-se no chão, de frente para a criança, e peça para que ela role a bola até você. Com o tempo, aumente a distância, coloque obstáculos e vá criando novas situações. Ao brincar dessa maneira, ela estará desenvolvendo a psicomotricidade e entenderá distância, força e direção.
4. Solta o som (mas nem tanto) com as garrafas com feijão para estimular o lado motor e sensorial!
Crianças e bebês com desenvolvimento atípico podem apresentar uma sensibilidade maior a barulhos, então faça um “chocalho” de feijões. Basta cortar duas metades superiores de uma garrafa pet, colocar a quantidade que a criança quiser de feijões ou qualquer outro grão, e unir as partes com uma fita adesiva bem forte ou bastante fita crepe. Você pode montar opções com diferentes quantidades de grãos para criar sons distintos. É muito simples, com aquilo que se tem em casa, mas que estimula as áreas motoras e sensoriais dos bebês e crianças. E diverte!
5. Sair para um passeio (quando for seguro) cria conexões com o mundo e causa estímulos sensoriais
Quando o mundo “voltar ao normal”, vá passear com o seu filho, ande pelo bairro sempre que possível prestando atenção nas paisagens e mostrando para ele as cores, tamanhos e texturas distintas. Você pode compará-las para que a criança crie um repertório sensorial e visual maior do que aquele que ela tem dentro de casa. Uma folha de uma árvore nunca é só isso. Ao lado de outra, ela pode virar um mundo de descobertas para os pequenos.
Gostou desses exemplos? Comenta aqui embaixo, e acompanhe em Huggies Brasil outros artigos sobre desenvolvimento infantil.
Compartilhe: