Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Terça-feira 17 Novembro, 2020 // #bebe, #desenvolvimento, #dicas, #estimulacao, #crianca
Por que estimular crianças e bebês com desenvolvimento atípico é tão importante?
Não dá para cravar com quantos meses um bebê vai engatinhar, sentar, bater palminhas, virar no berço, sorrir ou dar seus primeiros passinhos. O que dá para saber é que ele vai passar por todas, ou quase todas, essas etapas, mais cedo ou mais tarde. São os chamados marcos do desenvolvimento infantil, que, junto com outros tantos, mostram como os pequenos estão crescendo e aprendendo.
Quando um bebê ou uma criança precisa fazer muito esforço para passar por determinado marco, isso pode indicar um sinal de desenvolvimento atípico. Veja, isso aqui não é um diagnóstico: ele só vem depois de um bom tempo de observação feito por uma equipe multidisciplinar veja mais aqui: Quais são os sinais de um desenvolvimento motor atípico?:
Estes bebês e crianças necessitam de estimulação para o desenvolvimento das áreas em que enfrentam mais dificuldade, sejam elas motora, cognitiva, sensorial ou emocional. “Há ferramentas na psicologia para que os pequenos aprendam a se expressar a executar atividades do dia a dia. E a família é uma aliada importante nessa estimulação, que deve ser incluída na rotina”, garante a Psicóloga e Pedagoga Natália Gontijo.
A família é o primeiro meio social de uma criança, seguido da escola. Dessa maneira, tudo o que acontece dentro de casa é, de alguma forma, absorvido pelos pequenos. Por isso, um bom ambiente familiar é tão importante. Pais calmos e pacientes, conscientes das necessidades de seus filhos ajudam – e muito! – no desenvolvimento infantil.
“Muitas vezes, a família pode se negar a fazer certas estimulações dentro de casa, por medo de sujar o sofá, o tapete... Mas atividades simples, como pintar, brincar com tinta, fazem a criança se desenvolver”, explica a Psicóloga e Pedagoga. Deixe a preguiça de lado e tire o tapete, forre o chão com uma caixa de papelão e não tenha medo da sujeira. Tudo isso sai depois. “Não quer sujar a roupinha? Tire a roupinha!”, brinca Natália.
A brincadeira é uma aliada ainda mais importante nos estímulos de bebês com desenvolvimento atípico e na conexão que eles vão criar com as pessoas ao seu redor. Pular no sofá, rasgar folhas de papel, pintar com giz de cera, chacoalhar grãos e amassar a comida, por exemplo, ensinam a lidar com texturas, sons e ainda divertem, veja mais aqui: 5 brincadeiras para estimular bebês e crianças com desenvolvimento atípico.
Cada um tem uma jornada nesse mundo e crianças com desenvolvimento atípico percorrem seus caminhos para se tornarem adultos autônomos e felizes. Lado a lado de seus pais.
Fique de olho aqui em Huggies Brasil para ler outros artigos sobre desenvolvimento infantil, e comente aqui embaixo o que você achou desta matéria.
Compartilhe: