Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Terça-feira 20 Outubro, 2020 // #cuidados, #saude, #bebe
Durante os primeiros anos de vida de nossos filhos, será muito comum vê-los adoecer várias vezes ao ano, pois seu sistema imunológico ainda está se fortalecendo e sendo reforçado. O clima também será um fator determinante, sendo que o tipo de bactérias e vírus serão típicos de algumas estações. Em épocas quentes, por exemplo, podemos ver a manifestação de doenças estomacais e oculares, enquanto, nas épocas frias, as doenças respiratórias serão mais frequentes.
Veja, abaixo, tudo o que você precisa saber para detectar se o seu filho está apresentando algumas das doenças infantis mais comuns e para que possa se preparar e tomar os cuidados necessários para preveni-las.
É uma doença das vias respiratórias derivada de uma inflamação da mucosa dos brônquios. Seu bebê pode ter tosse, dificuldade para respirar e/ou febre, geralmente como resultado de uma gripe malcurada, contágio e até alergia. No geral, os antibióticos não serão necessários, por se tratar de uma doença viral.
Esta infecção no ouvido costuma ser causada com frequência por uma infecção no trato respiratório ou na garganta. É caracterizada pela presença de dor aguda no ouvido e, às vezes, secreção serosa ou purulenta e febre. Seu bebê poderá vir a ficar irritado e ter dificuldade para pegar no sono. Acredita-se que cinco a cada seis crianças tenham, minimamente, uma infecção no ouvido antes dos 3 anos de idade.
É conhecida como vírus estomacal e geralmente é causada pela ingestão de alimentos ruins. É caracterizada por vômitos, diarreia, dor abdominal e falta de apetite. É muito importante evitar a desidratação, hidratar seu filho com líquidos ou soro até que o pediatra revise ou lhe dê algum tratamento.
A dermatite é caracterizada por erupções cutâneas que causam coceira (coceira intensa), vermelhidão, secura e descamação nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo, pernas e nádegas, em virtude de elementos que causam irritação e que estão presentes no ambiente, objetos ou alimentos. É muito incômodo, sendo que banhos com água quente podem piorar seus efeitos. Consulte o seu médico antes de aplicar qualquer remédio caseiro.
Outra das doenças mais comuns nas crianças é a inflamação da membrana transparente que cobre o olho, a qual pode ser causada por uma infecção produzida por um vírus ou bactérias, substâncias que ocasionam irritação ou alergias. É muito incômodo pois causa vermelhidão nos olhos, descoloração, ardor, coceira, sensibilidade à luz e lacrimejamento. De acordo com o tipo de conjuntivite, o tratamento será estabelecido pelo pediatra.
Não há dúvida que a saúde dos nossos filhos é a nossa maior prioridade, pois não gostamos de vê-los doentes. Por isto, conhecer as doenças a que estão expostos, os seus sintomas e os cuidados que devemos ter em relação a eles é fundamental para que não nos desesperemos e percamos o controle. Porém, é preciso deixar bem claro que isso não substitui o diagnóstico e tratamento especializado do pediatra, dado que, por vezes, julgamos ser capazes de lidar com uma doença, o que nos leva a piorar a atrasar a recuperação do nosso bebê, em vez de ajudar ou melhorar sua saúde.
Lembre-se de que uma alimentação balanceada, hábitos saudáveis e o reforço de suas defesas por intermédio de vacinas são a melhor forma de cuidar da saúde do seu bebê.
Compartilhe: