Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Segunda-feira 5 Agosto, 2024 // #exercícios para crianças, #esportes para crianças
Praticar atividade física é essencial para manter o corpo saudável, fortalecer os músculos, evitar doenças e até melhorar o sono. Esses e outros muitos benefícios podem ser estimulados desde a infância. Isso mesmo! Os exercícios para crianças são importantes para que os pequenos mantenham o corpo em movimento e a saúde em dia.
Se você ainda tem dúvidas sobre quais atividades físicas para crianças são as mais indicadas, além de recomendar tipos de esporte infantil, trouxemos opções para que o pequeno comece desde já e colha frutos durante a vida toda.
Uma dúvida recorrente dos pais, mães e responsáveis sobre esportes para crianças é a idade que os pequenos podem começar!
De acordo com Bruno Mendonça, professor de Educação Física Infantil, a criança pode realizar atividade física em qualquer idade, mas é de grande importância conhecer os marcos do desenvolvimento para planejar e proporcionar um leque de atividades de acordo com seu amadurecimento e desenvolvimento.
“Os bebês já iniciam no esporte infantil com movimentos de deslocamento, aproveitando o seu ‘parque de diversões’, que é o chão, sempre com a supervisão de um adulto”, lembra o professor.
Ele conta que, a partir disso, novos movimentos começam a surgir como, por exemplo, o engatinhar, depois andar, correr, pular etc. “Então, respeitando a faixa etária e maturação, a criança já pode se movimentar e descobrir um mundo novo de possibilidades”, conta ele sobre os exercícios para crianças.
Bruno explica que, quando a criança já consegue andar, pode ser estimulada de forma mais desafiadora, com movimentos como rolar, correr, pular e com materiais como bolas de tamanhos diferentes. “Brincadeiras com basquete e futebol são bem legais para esta idade, pois a criança corre, arremessa, chuta e pula de uma forma brincante. Lembrando que o espaço deve ter uma supervisão de um adulto”.
Já na fase em que está pulando, é interessante que faça atividades como a dança, com músicas animadas, para que ela use o pulo com esse estímulo sonoro, coordenando os saltos e os movimentos dos braços. A dica é deixar o ambiente bem animado para que ela se sinta confortável e alegre para realizar os saltos, reproduzindo e percebendo novas formas para esta ação.
A partir dessa maturação do movimento do salto, novas atividades podem ser inseridas como, por exemplo, pendurar objetos para que sejam capturados e passar uma corda ao chão para a criança saltá-la.
Pensando em atividades recreativas, a natação se faz importante a partir dos 6 meses de idade. Levando em consideração a parte lúdica e com objetivos recreativos, o bebê pode realizar as aulas com ajuda dos pais neste processo de adaptação.
A partir dos 6 anos, como a criança já tem idade para aprender e seguir algumas regras - sempre sob a supervisão de um(a) professor(a) - e a natação pode ser feita de uma forma mais organizada e seguindo algumas técnicas do nado.
Sem dúvida, o movimento faz parte da vida do ser humano e as atividades físicas para crianças trazem uma grande variedade de benefícios.
“Os exercícios para crianças feitos de maneira regular contribuem para que a criança esteja ativa e tenha interesse em buscar novas possibilidades de movimento. Com isso, há melhora no metabolismo, diminuindo índices de gordura e açúcar [no sangue], resultando em uma melhora da saúde como um todo", esclarece Bruno.
Além do controle de peso, fortalece musculatura e articulações, reduzindo chances de futuras lesões, e a criança começa a adquirir, por meio de vivências e experimentações com o movimento, uma melhor coordenação motora e cognitiva e maior capacidade de interação social e resolução de problemas. Ainda, a prática regular de atividade física aumenta as chances de o pequeno se tornar um adulto ativo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os exercícios para crianças proporcionam benefícios como:
Melhora da aptidão física (cardiorrespiratória e muscular);
Pressão arterial dentro dos padrões da normalidade;
Menor risco de problemas cardíacos e circulatórios;
Melhor funcionamento do metabolismo;
Saúde óssea;
Melhor cognição (impactando o desempenho acadêmico, por exemplo);
Saúde mental (redução dos sintomas de estresse e depressão) e redução da gordura corporal.
Afinal, qual é o melhor esporte para criança? O primeiro ponto é entender que o esporte infantil deve ser inserido na rotina dos pequenos com brincadeira ou jogos. O movimento pode se fazer presente de maneiras simples e sem muitos investimentos.
“Sempre comento que uma criança brincante será um adulto que saberá a importância de uma vida saudável e longe de remédios. Seja o desenvolvimento motor e cognitivo, cria-se um hábito que terá benefícios também na saúde mental”, ressalta o profissional.
Bruno recomenda que, no caso dos bebês, os exercícios para crianças já podem ser realizados a partir de deslocamentos no chão e em um espaço aberto.
Em seguida, vem a fase do engatinhar para ficar de pé. “Como alternativa você pode colocar um estofado ou sofá perto para que a criança tente ficar ereta, sempre com segurança e com um adulto por perto”.
Seguindo de acordo a faixa etária, as brincadeiras com o equilíbrio e o “faz de conta” são essenciais para o seu desenvolvimento, tendo em vista uma ampliação das atividades de acordo o amadurecimento de cada uma.
Os jogos e atividades esportivas são vivenciadas de uma forma brincante, estabelecendo regras básicas para que, futuramente, o pequeno recrute o seu acervo motor para realizar movimentos mais complexos.
“Pensando nesta sequência, podemos realizar diversas atividades de acordo a idade e maturação, respeitando os marcos de desenvolvimento e pensando sempre com carinho nos detalhes e graus de dificuldade de cada brincadeira”, finaliza.
Para Bruno, é importante observar as etapas de desenvolvimento, algumas aptidões físicas (força, velocidade etc.) e entender que ainda estão em processo de desenvolvimento de acordo a idade da criança.
Por isso, veja quando é indicado que a criança pratique alguns esportes infantis de acordo com o professor.
Para aulas em uma escolinha de futebol, devemos observar que o trabalho pode começar a partir dos 3 anos, focando em atividades lúdicas e que possam ajudá-las neste processo de adaptação a alguns movimentos específicos como o chute e a corrida com bola.
Assim como o futebol, pode ser realizado a partir dos 3 anos, porém o foco é voltado para a parte lúdica. Ela poderá aprender usando como referência algum desenho animado, um filme e movimentos que, por exemplo, alguns animais realizam.
Pensando na técnica com movimentos organizados, a partir dos 5 ou 6 anos a criança já tem uma melhor consciência corporal para vivenciar a dança, dominando os passos do balé, a postura e toda movimentação.
A partir dos 3 anos a criança pode despertar para novas modalidades e movimentos diferentes. A ginástica pode ser praticada de uma maneira divertida e leve, mostrando todo o ambiente, o que pode despertar o interesse.
Para aprender técnicas e movimentos específicos, a partir dos 5 anos a criança já tem maturidade para se organizar corporalmente com equilíbrio, força e coordenação, realizando os movimentos da modalidade.
O judô, assim como as outras modalidades, possui movimentos específicos que demandam coordenação e controle corporal. A arte marcial pode ser iniciada de forma lúdica para que a criança, a partir dos 3 e 4 anos, consiga desenvolver e refinar alguns movimentos.
A partir disso, a técnica será passada, observando como a criança está praticando a modalidade, resultando em alguns benefícios como
autocontrole, respeito ao próximo, disciplina e melhora na coordenação motora.
De fato, cada criança mostra, naturalmente, afinidade com algum esporte, porém as vivências com brincadeiras que possuem elementos do esporte infantil são importantes neste processo. Para Bruno, muitas crianças escolhem os esportes depois de praticá-los e até mudam depois que aprendem a partir das vivências.
A indicação do professor é que os exercícios para crianças sejam feitos um ambiente divertido para que elas se sintam à vontade para brincar do seu jeito particular.
“Nestes momentos, a criança começa a realizar movimentos próprios e percebe como é ‘brincar ao seu jeito’. Esse ‘brincar livre’ torna as aulas mais atrativas e a criança pode aprender outros movimentos”, sugere.
O professor ressalta que, encontrando elementos específicos em sua prática, a criança fará relações com alguns movimentos de modalidades, o que resultará na busca por esportes que ela mais tem afinidade.
“Se a criança gosta muito de chutar a bola, terá facilidade para realizar e permanecer em aulas de futebol, assim como quem usa muito as mãos para as atividades com vôlei, handebol e basquete”, conta.
A natação, por exemplo, traz uma gama de possibilidades porque você pode usar de modalidades com bola em uma aula de natação, sendo atrativa e prazerosa para a criança. As afinidades se mostram a partir de escolhas e vivências com o corpo, como o movimento, jogos, acrobacias, dança etc.
“Cada particularidade será importante para a escolha do que fazer e como fazer, seja aula de dança, esporte com bola, lutas ou ginástica”, lembra o professor.
A OMS indica que crianças e adolescentes façam, pelo menos, uma média de 60 minutos por dia de atividade física de moderada a vigorosa intensidade, ao longo da semana, a maior parte dessa atividade física deve ser aeróbica. Listamos alguns exercícios para crianças que se encaixam na categoria de movimentos aeróbicos:
Bambolê;
Cabra cega;
Queimada;
Esconde-esconde;
Morto-vivo;
Cabo de guerra;
Amarelinha;
Pular corda;
Natação;
Corrida;
Futebol;
Bicicleta;
Caça ao tesouro;
Corrida do Saci;
Dança das cadeiras;
Estátua;
Batata quente;
Pedra, papel e tesoura;
Corrida com colher;
Natação.
A natação é uma das atividades físicas mais associadas ao desenvolvimento infantil porque, além de ser benéfica para o sistema respiratório humano, ajuda na socialização! Saiba tudo sobre natação para bebês e, na primeira aula, não esqueça de optar pela Fralda Huggies® Little Swimmers, desenvolvida especialmente para usar na água.
O professor explica que, para manter a criança em movimento, é possível usar qualquer objeto que tiver em casa.
“Se você tiver apenas uma caixa de papelão, faça desta caixa um carro, uma nave, um barco que está navegando no oceano, um esconderijo para o pique-esconde, uma casa, uma grande cesta de basquete para jogar bolinhas de papel, a borda da caixa como varal para colocar os pregadores, uma trave para fazer o gol, uma piscina de bolinhas de papel”.
Resumindo, tenha sempre em mente que a criança pode brincar em casa de diversas formas! Um ambiente criativo e brincante pode ser proporcionado pelo adulto para que as brincadeiras sejam realizadas sem investimentos e com materiais alternativos. O mais importante não necessita de materiais, e sim, do movimento livre.
Compartilhe: