Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Terça-feira 20 Outubro, 2020 // #bebe, #desenvolvimento, #emocoes
Certamente, você já se perguntou o que seu filho será capaz de se lembrar desses momentos de sua vida quando crescer e, embora existam muitas histórias sobre esse assunto, a realidade é que o cérebro humano desenvolve a capacidade de armazenar memórias autobiográficas a partir dos 3 anos.
Do nascimento aos 3 anos, o cérebro do seu pequenin@ está se desenvolvendo muito rápido. Durante os primeiros dois anos de vida, seu cérebro está criando muitas novas conexões, tanto que os cientistas descobriram que o cérebro do bebê de 1 ano tem mais conexões do que em qualquer outra época de sua vida.
No entanto, esse cérebro prolífico em conexões mudará com o passar do tempo. Segundo a cientista Catherine Loveday, da Universidade de Westminster, uma das atividades necessárias para o funcionamento do cérebro é 'podar' a si mesmo, livrando-se de algumas dessas conexões. Esse processo cerebral ocorre de maneira semelhante à poda de uma árvore e, nesse processo de poda, todas as crianças perdem a memória.
Existem também teorias que sustentam que o desenvolvimento da linguagem contribui muito para estabelecer memórias na mente. De acordo com pesquisas recentes, lembramos o que acima de tudo nos foi nomeado, por isto os cientistas acrescentam que a memória episódica não pode registrar ou nos fazer lembrar coisas que envolvem um determinado conceito, antes que seu filh@ entenda do que se trata.
Outro fato interessante é que o desenvolvimento do hipocampo é a chave para codificar e armazenar lembranças na memória episódica e esta amadurece plenamente até a infância; isto explica por que os bebês não têm memórias precoces de suas vidas; seus cérebros não estavam prontos para guardá-las.
Embora na internet você possa encontrar muitos casos de pessoas que, de forma extraordinária, conseguem lembrar momentos de suas vidas antes dos 3 anos, os cientistas explicam esses relatos como uma reconstrução desses momentos com a ajuda de histórias dos pais e dados obtidos após os 3 anos. Também foi provado que em culturas onde os pais compartilham mais experiências com seus bebês, estes, como adultos, manifestam uma grande memória de experiências que não conseguiam lembrar cientificamente.
Nesse sentido, o que o seu filho vai lembrar nessa fase da sua vida depende muito de você, pois suas histórias, suas fotos, seus vídeos e sua memória serão essenciais para você compartilhar com seu filho essas informações que irão complementar suas lembranças. Portanto, guarde cada momento!
Vale ressaltar que uma coisa é seu filho não conseguir armazenar as lembranças do que viveu antes dos 3 anos e outra é ele não ser suscetível aos estímulos que experimentar. Portanto, embora os momentos que você viver ao seu lado nos primeiros 2 anos possam não ficar armazenados em sua memória, as sensações e emoções que ele experimentar com você, sem dúvida, influenciarão a forma como ele se lembrará do seu passado.
Compartilhe: