Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Quarta-feira 28 Junho, 2023 // #prevenção de acidentes domésticos, #primeiros-socorros
Ao longo dos meses, enquanto o bebê cresce, ele também começa a desenvolver cada vez mais autonomia: ele rola no chão, logo engatinha, depois já está dando seus primeiros passos e, quando você menos espera, está abrindo o armário de panelas da cozinha. É a partir do momento que as crianças se movem sozinhas que a prevenção de acidentes domésticos começa a ganhar uma grande importância.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), os acidentes são a principal causa de morte entre crianças e adolescentes de um a 14 anos no país e causam anualmente mais de 110 mil hospitalizações, mais da metade por quedas e queimaduras. Muitos desses acidentes acontecem dentro de casa, e a maioria deles poderia ser evitada com medidas simples.
As quedas são a maior parte dos acidentes, seguidas das queimaduras – e as lesões mais graves estão exatamente relacionadas com calor e quedas grandes. Segundo a SBP, os acidentes ocorrem com mais frequência durante as férias escolares, nos fins de semana e no verão, sempre no final da tarde e começo da noite. O risco é mais elevado entre 2 e 5 anos – é na chamada idade pré-escolar que as crianças costumam sofrer mais traumas e lesões.
"Nessa idade ainda não possuem o menor conhecimento dos riscos e perigos que as cercam", diz um guia de prevenção de acidentes domésticos elaborado pelo Departamento Científico de Prevenção e Enfrentamento das Causas Externas na Infância e Adolescência da SBP. "Se não forem bem supervisionadas e se a casa onde moram não estiver preparada e dotada das principais medidas de prevenção, certamente acabarão se acidentando com uma frequência ainda maior."
Mas como deixar sua casa segura para bebês já grandinhos e crianças que se locomovem sozinhas? É que o veremos a seguir, por cômodos, neste artigo.
As recomendações gerais da Sociedade Brasileira de Pediatria para evitar acidentes domésticos são as seguintes:
Para a cozinha, as recomendações específicas são:
Para o banheiro, as recomendações específicas são:
Para o quarto das crianças, as recomendações específicas são:
Para o quarto dos pais, as recomendações específicas são:
Para a sala de jantar e de estar, as recomendações específicas são:
O que fazer para evitar acidentes em outros espaços?
Compartilhe: