Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Terça-feira 24 Março, 2020 // #bebe, #estagios, #filhos
As crianças não aprendem sozinhas a ir ao banheiro, pois apesar de que a necessidade fisiológica de urinar e defecar seja inata, aprender a fazê-lo em um lugar específico é uma necessidade social e, todas as condutas sociais são aprendidas.
Muitas mães se perguntam quando é o momento indicado para começar o treinamento para deixar as fraldas e, ainda que seja verdade que cada criança se desenvolve no seu próprio ritmo, alguns indicadores de que já está pronto podem ser os seguintes: que já cante de memória uma canção simples, que peça água quando está com sede ou que faça pirraça quando quer alguma coisa. Estes comportamentos nos dizem que já compreende melhor o seu entorno e que já é capaz de começar a regular as suas funções fisiológicas.
Quando você decidir começar o treinamento há duas palavras que não deve esquecer nunca: paciência e constância. Paciência porque você deve considerar que praticamente desde que veio ao mundo o seu filho usa fraldas, de fato é provável que não tenha passado nenhum dia da sua vida sem elas, razão pela qual deixá-las pode não ser tão fácil para ele. Tenha presente sempre que estar sem fraldas é uma experiência completamente nova para o seu bebê, por isso que ele precisa de todo o seu apoio e otimismo.
Talvez não nos digam muitas coisas, mas as crianças percebem as nossas emoções e são muito sensíveis a elas. Se o seu filho sentir que está sendo muito pressionado, poderia deixar de avisar você quando tiver vontade de ir ao banheiro e que inclusive se resista a fazê-lo, o que poderia lhe trazer problemas, como prisão de ventre.
A que todos os seres humanos aprendemos mediante a prática e, a prática implica repetição. Não espere que o seu bebê aprenda em tempo recorde a avisar você quando tiver vontade de ir ao banheiro e a controlar os seus esfíncteres enquanto você consegue a proeza de levá-lo até o vaso sanitário mais próximo. Este processo leva tempo e precisa que você esteja comprometida: não desista depois de começar, lembre-se que, como dizem, a prática leva à perfeição.
Às vezes, quando ocorrem acontecimentos importantes na sua vida, como o início do pré-escolar ou a chegada de um novo irmãozinho, o seu filho pode se sentir estressado e isso se manifesta mediante “regressões”, isto é, voltar a fazer xixi ou cocô na roupa apesar de que já tinha aprendido a avisar quando tem que ir ao banheiro.
Não se preocupe muito se isto acontecer, explique para o seu bebê que todos temos acidentes e se ele achar necessário pode voltar a usar fraldas por um tempo, o importante é que se sinta seguro para que possam voltar ao treinamento o mais rápido.
O controle de esfíncteres é um processo progressivo. Perto dos três anos as crianças são capazes de segurar por pouco tempo a vontade de fazer xixi, mas até os 5 anos aproximadamente será capaz de controlar este processo. Assim que você já sabe: paciência e constância são a chave para conseguirem juntos este propósito e, muito amor, como sempre!
Compartilhe: