Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Terça-feira 10 Outubro, 2023 // #bebe, #brotoeja, #pele do bebe
Não precisa se assustar com as bolinhas vermelhas no bebê: as brotoejas são um problema comum entre os pequenos, especialmente nos meses mais quentes do ano.
Mas o que é a brotoeja? Também chamada de "dermatite do calor", a brotoeja é o nome popular dado à miliária rubra, uma dermatite inflamatória que causa o aparecimento das tais bolinhas na pele, que surgem geralmente no pescoço, nas axilas e na virilha, mas podem aparecer em qualquer parte do corpo.
A miliária não é uma reação alérgica: ela é causada pelo entupimento parcial de ductos das glândulas sudoríparas – responsáveis por levar o suor até a parte de fora do corpo –, o que mantém o suor retido nesses canais e gera a inflamação vista na superfície da pele. O quadro aparece em situações quando há muito calor e transpiração excessiva.
O pediatra Herberto José Chong Neto, presidente do Departamento Científico de Alergia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), explica ainda que a transpiração, nesse cenário, se torna um tipo de agressão para a pele: "O suor é um irritante para a pele e pode provocar prurido [coceira] ou pápulas eritematosas (bolinhas vermelhas)".
Segundo um artigo científico publicado na revista científica Anais Brasileiros de Dermatologia, que é a publicação oficial da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a miliária pode ser encontrada em até 15% dos bebês recém-nascidos e ocorre principalmente "em climas mais quentes, berçários sem ar-condicionado, e em lactentes febris".
Ou seja, o aparecimento da brotoeja está associado ao calor e a situações que causam transpiração. Algumas das causas são:
Ambientes quentes e úmidos;
Uso exagerado de roupas;
Uso de roupas apertados ou que não deixam a pele arejada;
Febre alta;
Uso de cremes ou talco;
Bebês recém-nascidos também têm glândulas sudoríparas imaturas, o que pode contribuir para o entupimento e, em consequência, para o surgimento de brotoejas.
Existem três tipos de miliária, dependendo do nível de obstrução do ducto:
A miliária cristalina, quando a obstrução é superficial
A miliária rubra, quando a obstrução é intermediária
A miliária profunda, quando a obstrução é profunda
A miliária cristalina é comum em bebês desde os primeiros dias de vida e não gera sintomas incômodos: as bolinhas que aparecem nesse caso são pequenas e não são avermelhadas, pois não há inflamação.
O que chamamos de brotoeja é a miliária rubra, que provoca as pápulas vermelhas e inflamadas. Além das bolhas e manchas vermelhas, a miliária rubra também pode causar coceira. A brotoeja é comum nas dobras de pele, como pescoço e axila, e na área das fraldas – e é importante, nesse caso, não confundir com a dermatite das fraldas, a popular assadura em bebê –, mas também pode surgir em qualquer outro local da pele.
A miliária profunda é mais rara e acomete principalmente adultos. Nesse caso, as pápulas costumam sem mais profundas, dolorosas e maiores.
A melhor maneira de prevenir as brotoejas é não deixar o bebê passar calor e nem suar muito. Para isso, é preciso saber como vestir o bebê de acordo com a temperatura e também cuidar para que o ambiente esteja ventilado. "É importante manter a criança em um ambiente fresco e sem exposições excessivas ao sol e calor", diz Chong.
Justamente por isso, é fundamental redobrar a atenção nas épocas do ano em que o clima é mais quente, como nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, em cidades onde as temperaturas são mais altas, como as localizadas nas regiões Nordeste e Norte do Brasil, ou mesmo em lugares onde a exposição ao sol é mais intensa, como praias e piscinas.
Também é importante evitar o uso de produtos que possam irritar a pele do bebê, como perfumes e loções – esses são alguns dos cuidados com a pele do bebê que devemos sempre ter em mente.
Se o seu bebê tiver brotoejas, não se preocupe – elas geralmente desaparecem sozinhas em alguns dias. O tratamento consiste em evitar o aquecimento, utilizando roupas adequadas ao clima. E também existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a aliviar a irritação:
Mantenha o bebê fresco e seco;
Utilize roupas leves e de tecidos naturais;
É bom refrescar e secar a área afetada;
Banhos mornos podem ajudar a acalmar a pele irritada;
Algumas pomadas ou loções suaves podem ajudar a reduzir a coceira. Fale com o pediatra do seu bebê para obter recomendações;
Evite produtos que possam irritar ainda mais a pele do bebê, como talcos e perfumes.
Na maioria dos casos, as brotoejas em bebês são inofensivas. No entanto, se o bebê apresentar outros sintomas, como febre, inchaço ou dor, ou se as brotoejas parecerem piorar em vez de melhorar, é importante procurar ajuda médica.
Compartilhe: