Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Terça-feira 13 Junho, 2023 // #bebe, #corte de cabelo do bebe, #cabelo do bebe
O primeiro corte de cabelo do bebê é um marco na vida de papais e mamães e, para muitos, um sinal de que o pequeno está crescendo. Por outro lado, esse momento pode ser um pouco assustador, afinal, envolve manipular objetos afiados e deixar o pequeno parado – o que, dependendo da personalidade do bebê, é quase um desafio.
Raspar o cabelo do bebê muda os fios?
Primeira visita ao dentista: quando levar o bebê?
Como organizar uma tarde divertida de brincadeiras
Mas não é hora de pânico! Esse será apenas o primeiro de muitos cortes de cabelo da criança. Veja algumas dicas para tornar o momento mais tranquilo e ainda aproveite para tirar dúvidas que vão muito além da estética.
Não há uma idade específica recomendada para fazer o primeiro corte de cabelo do bebê. A data pode variar bastante de criança para criança, pois o ritmo de crescimento do cabelo também é bastante variável. Além disso, alguns bebês nascem com cabelos finos, ou mesmo carecas, enquanto outros têm cabelos mais grossos e volumosos desde o primeiro dia.
Em geral, muitos pais esperam até o bebê conseguir manter a cabeça erguida sozinho, o que ocorre entre os três e os quatro meses. Um pouco depois, a partir dos seis meses, é quando a criança começa a sentar sozinha – o que também é um marco importante para poder frequentar um salão de cabeleireiro fora do colo.
É importante também observar o dia a dia do bebê. Se o cabelo estiver interferindo na visão ou incomodando a criança, pode ser necessário cortá-lo mais cedo.
Existe uma crença popular de que cortar o cabelo do bebê antes de um ano possa prejudicar o crescimento e a saúde do fio. Essa crença não tem base científica e é apenas um mito.
Não há uma regra que proíba cortar o cabelo do bebê no primeiro ano de vida. Inclusive, dependendo do volume e da velocidade de crescimento, alguns bebês fazem o primeiro aniversário já tendo cortado o cabelo inúmeras vezes.
Além disso, em muitas culturas é comum raspar completamente o cabelo do bebê. No hinduísmo, por exemplo, há uma cerimônia sagrada conhecida como "mundan", que normalmente é feita entre os 4 meses e os 3 anos de idade. Já para os muçulmanos, a recomendação religiosa é que o cabelo seja cortado no sétimo dia de vida. E os chineses também têm o costume de passar a máquina no cabelo dos pequenos, como símbolo de boa sorte.
Bom, a hora chegou: como fazer o primeiro corte de cabelo do bebê? Uma das opções é levar a criança até um salão especializado. Outra é fazer em casa, deixando a experiência profissional para o futuro.
Nem todos os salões infantis cortam cabelo de bebês – alguns trabalham apenas com crianças maiores. Por outro lado, também existem alguns que presenteiam a criança (e os pais!) com um certificado de primeiro corte. Ou seja, o primeiro passo, nesse caso, é encontrar o espaço e o profissional adequados para a missão.
Na hora do corte de cabelo, o mais importante é garantir que o bebê esteja confortável. Certifique-se de escolher um momento em que o bebê esteja bem alimentado e descansado, assim aumentam as chances dele ficar calmo e tranquilo durante o processo.
Os salões especializados em crianças costumam ter brinquedos para distraí-las, mas pode ser interessante também levar um que o bebê goste bastante. O brinquedo conhecido será uma companhia e uma distração.
Aqui estão algumas dicas para ajudá-la a cortar o cabelo do seu filho ou filha pela primeira vez em casa – para garantir que essa seja uma experiência segura e tranquila para ambos.
Os bebês têm cabelos delicados e, portanto, pedem cuidados especiais. Você deve lavá-los com shampoo e condicionador especialmente formulados para bebês. Evite produtos com fragrâncias fortes ou ingredientes agressivos, que podem irritar o couro cabeludo.
Escove com cuidado, usando uma escova macia de cerdas naturais. Dessa forma, há menos riscos de puxar o cabelo do bebê.
Depois do banho, seque o cabelo com uma toalha, sem esfregar com força. E no dia a dia, seja antes ou depois do primeiro corte de cabelo do bebê, evite penteados, como rabos de cavalo e tranças, muito apertados. Além de quebrar o fio, isso pode causar incômodo na criança.
Compartilhe: