Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Sexta-feira 28 Abril, 2023 // #bebe, #desenvolvimento
Ver o bebê soluçando pode deixar os pais de primeira viagem preocupados. Mas, acredite, não precisa ficar com medo se o bebê soluçar algumas vezes ao longo do dia. Afinal, os primeiros soluços dos pequenos começam enquanto estão na barriga da mãe e continuam ao longo do desenvolvimento.
A seguir, nós explicamos o que é o soluço dos bebês, causas e como parar o soluço nos bebês.
O soluço é uma condição passageira, causada por uma contração involuntária do diafragma, o músculo que fica abaixo do pulmão. E, por mais angustiante que a situação possa parecer para os adultos, o soluço não é uma fonte de desconforto para as crianças. "Os soluços surgem rapidamente, mas eles não incomodam o bebê, e duram apenas alguns minutos", explica Regis Ricardo Assad, membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Assad afirma que, em muitos casos, a causa dos soluços em bebês não é muito clara, mas que, normalmente, o incômodo aparece quando os bebês estão de barriga cheia ou quando inspiram muito ar enquanto comem.
Além disso, mudanças de temperatura também podem fazer com que o bebê comece a soluçar, como na hora de entrar e sair do banho ou quando o bebê faz xixi e molha a fralda.
Normalmente os soluços não indicam a existência de algo mais grave, explica Assad. "A grande maioria dos soluços são fisiológicos, sendo apenas uma contração do músculo diafragma, que faz com que o ar seja expelido pela boca", ele diz.
Uma das coisas que pode estar associada ao soluço, porém, é o refluxo gastroesofágico, o que faz com que o ácido estomacal volte para o esôfago.
No entanto, o especialista explica que, nesses casos, os episódios de soluço podem aparecer com mais frequência, além de também estarem associados a outros sintomas, como tosse, irritabilidade, choro e regurgitação.
Caso haja a suspeita de que o bebê possa ter refluxo gastroesofágico, é necessário pedir orientação para o pediatra. Vale ressaltar que somente especialistas podem diagnosticar e tratar o refluxo gastroesofágico.
Caso o bebê ainda esteja em fase de amamentação, uma boa alternativa é colocá-lo novamente no peito para ele sugar mais um pouco. De acordo com Assad, a mamada estimula o diafragma a voltar a sua condição normal.
Também é indicado colocar o pequeno para arrotar mais vezes. Você pode fazer isso antes de trocar de lado na amamentação.
Se o bebê já tiver sido introduzido à alimentação pastosa e sólida, oferecer um pouco d’água, após as refeições também pode ajudar a aliviar o soluço.
Quando o soluço é causado por mudanças na temperatura, o indicado é verificar se a fralda precisa ser trocada e também aquecê-lo. “Se possível esfregue as costas do bebê com massagens leves para ajudar a relaxar o diafragma e com isso se livrar dos soluços", finaliza Assad.
Compartilhe: