Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Terça-feira 18 Abril, 2023 // #sono do bebê
Você pode até ser desafinado, mas na hora de colocar o bebê para dormir, ajudá-lo a embalar no sono cantando para ele pode tornar esse momento mais especial e benéfico para todos. E não se preocupe, o melhor hit é aquele que você souber cantar.
A psicóloga Silvia Pinheiro Machado, autora do livro Canção de ninar brasileira: aproximações explica que cantar e respirar junto com o bebê é o melhor acalanto que existe. Para ela, que acompanha famílias de recém-nascidos desde a década de 80, a experiência de ter um filho é bastante corporal. "E a voz é corpo, então eu acho, sim, importante, que não se substitua o canto humano por qualquer outro formato."
Silvia também aponta que as canções de ninar trazem muito mais do que apenas sono. "Eu acho fundamental para a segurança afetiva, fundamental para o desenvolvimento da linguagem", ela diz.
Além disso, a palavra cantada faz uma ponte da criança com o mundo. Sendo assim, essas músicas, cantadas pelos pais ou outros cuidadores próximos – sejam elas canções de ninar ou não –, organizam a experiência do bebê, trabalham com a linguagem, apresentam a sonoridade da língua, e envolvem a criança num ambiente amoroso.
Seja dormindo no seu colo (ou na hora de colocar o pequeno no berço) as canções de ninar são grandes aliadas da rotina do sono. Usar sempre a mesma canção, inclusive, pode ser um bom sinalizador de que essa hora chegou.
Foi no cotidiano das famílias, inclusive, que as canções de ninar que conhecemos surgiram. "A canção de ninar é um gênero que tem essa ligação com a rotina diária de você colocar uma criança para dormir. Ela é cotidiana, é muito pé no chão, ela tem uma função", diz Silvia.
Segundo Silvia, existe um efeito hipnótico causado por essas canções, que se explica por certas características musicais como brevidade e lentidão. "Em geral a forma da canção de ninar é uma forma curta, repetitiva, parece um mantra, fica uma coisa que vai caindo na monotonia", reforça. Tal envolvimento sonoro e afetivo dá segurança para o sono da criança.
A música específica que vai funcionar para cada criança, claro, é uma descoberta em família, mas um bom ponto de partida são as canções de ninar clássicas do repertório brasileiro, como Nana Neném ou Boi da Cara Preta. "Mesmo que os temas delas sejam temas amedrontadores, elas têm a voz que acalma, isso acho bem importante. Aquela ideia de que quem canta seus males espanta", diz Silvia.
O medo que essas canções carregam tem a ver com a formação cultural brasileira, mas é também muito mais dos pais do que dos bebês – um medo que nasce na família para que a criança possa ser protegida.
"De 0 a 3 anos, especialmente, é uma época em que nascem as canções de ninar nas famílias, e é justamente a época em que nós como pais estamos muito mais sensibilizados pelos perigos da vida", diz Silvia. "Então, quando a gente canta sobre o medo, a gente tá organizando esse medo para nós."
Preparamos uma lista de canções indicadas por Silvia, para você aprender, relembrar e cantar para o seu maior fã:
Acalanto - Dorival Caymmi e Nana Caymmi
Acalanto de Planta - Bia Bedran e Bloco da Palhoça
Acalanto (para Helena) - Chico Buarque
Murucututu - Duo Rodapião
O Besouro - Lydia Hortellio
Sapo Cururu - Helio Ziskind
Tudo tudo tudo - Caetano Veloso
Uma era - Palavra Cantada
Compartilhe: