Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Sexta-feira 19 Novembro, 2021 // #cuidados, #saude, #bebe, #prematuro
O dia 17 de novembro é considerado o Dia Mundial da Prematuridade. Trata-se de uma data importante para sensibilizar a população sobre bebê prematuro – um problema de saúde pública – e suas consequências.
Leia também:
Cuidados com os bebês prematuros
Amamentação: saúde e bem estar para o seu bebê
Hora do banho
A prematuridade acontece quando o bebê nasce antes das 37 semanas de gestação. Cerca de 11,5% das crianças nascem prematuras no Brasil.
Segundo a Organização das Nações Unidas, a prematuridade é a principal causa de morte em crianças menores de 5 anos em todo o mundo. Anualmente, cerca de 15 milhões de bebês nascem prematuramente, e 1 milhão morre em decorrência de complicações do nascimento precoce.
Variáveis da prematuridade
O fato é que nem todos os prematuros nascem com complicações, pois muitos fatores devem ser levados em consideração. Peso ao nascer é um deles, assim como maturidade pulmonar.
Se o bebê respira em ar ambiente, sem necessidade de oxigênio, e tem peso maior de 2,2 kg a 2,5 kg, temos um bom prognóstico, ou seja, a chance de precisar de UTI neonatal e cuidados mais intensivos é menor.
Já um bebê menor de 34 semanas, normalmente, requer cuidado mais intenso e próximo, por vezes com necessidade de oxigênio e ajuda para se alimentar, até que tenha força o suficiente para ter uma boa sucção.
Dicas para qualidade de vida
Um parto prematuro traz muitos anseios para os pais, muitas dúvidas e muitos medos. É importante termos essa visão em mente então: muitos são os fatores que fazem com que a prematuridade interfira na qualidade de vida dos pequenos e, por vezes, a prematuridade vai gerar somente cuidados mais intensos nos primeiros dias de vida.
Um exemplo importante é o sono do bebê, que pode ser mais agitado no início de vida devido aos primeiros dias na UTI. Com luzes e sons, além da necessidade de manipulação, os prematuros podem demorar um pouco mais para se adaptarem à diferença entre o dia e a noite.
Tentar manter uma rotina na casa e tomar um banho relaxante no fim da tarde, com diminuição de luzes nesse momento, ajuda o bebê a entrar em uma rotina. O banho também requer cuidados, já que a pele tende a ser mais sensível. Produtos adequados para recém-nascidos e banho mais rápido, mesmo que relaxante, são indicados.
Uma sensação muito dolorosa que expõe a fragilidade da maternidade logo no início é o fato de o bebê precisar de cuidados intensivos. Não é fácil ter de entregar a criança nas mãos dos médicos em seus primeiros minutos de vida e não poder acolhê-lo em seu abraço e mantê-lo agarrado desde o nascimento. Cada familiar, seja mãe, seja pai, sente de alguma forma essa angústia.
Acolhimento da família Um estudo realizado com prematuros em uma unidade de cuidados intensivos, em 2004, avaliou a criação de uma cadeia de cuidados em que o bom relacionamento entre médico e pais melhora a interação entre pais e bebê. Isso porque pais seguros, cuidados e amparados, têm maior chance de repassar isso aos filhos, com menor risco de falha no desenvolvimento. Viu-se, então, a importância desses familiares serem acolhidos e abraçados.
Pesando nisso, vemos a importância do Método Canguru. Nele é estimulada a presença dos pais na unidade neonatal com livre acesso e a participação nos cuidados com o filho, que devem ser individualizados, respeitando o sono e o estado comportamental do recém-nascido.
Nesse método, os cuidadores são orientados a tocar o filho e a realizar a posição de canguru precocemente, com o contato pele a pele e com o bebê na posição vertical, junto ao peito dos pais em um lindo abraço. Abraço esse que acalma e ampara não só o bebê, trazendo benefícios, como maior taxa de aleitamento materno, mas também acalma e traz segurança aos pais. Uma ação linda de se ver.
*Bruna Briones é pediatra e parceira de Huggies.
Compartilhe: