Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Quinta-feira 9 Janeiro, 2025 // #bebê, #banho, #conforto
Você já ouviu falar em ofurô para bebê? Esse tipo de banho, que pode ser feito em recém-nascidos e bebês de até seis meses, é ideal para acalmar e relaxar o corpinho do seu pequeno, proporcionando bem-estar, deixando-o mais tranquilo e pronto para ter boas noites de sono. Mas não é só isso!
Continue a leitura para descobrir todos os benefícios do ofurô para bebê e dicas para fazer em casa com acessórios e produtos simples. Assim, você aproveita esse momento especial com seu pequeno para dar amor, carinho e aumentar o vínculo, tão importante nestes primeiros meses de vida.
O uso de ofurô para bebê - ou banho de balde para bebê - é uma prática segura, desde que aplicada com cuidado e em um ambiente supervisionado.
Tem como objetivo principal proporcionar um momento de relaxamento para o bebê, que pode ajudar a aliviar cólicas, promover a sensação de segurança e bem-estar, auxiliar no sono, entre outras vantagens.
“O banho de ofurô para bebê pode ser utilizado desde o período neonatal, a partir dos primeiros dias de vida, desde que seu filho esteja clinicamente estável e a técnica seja feita sob orientação”, explica Elisabeth Fernandes, pediatra e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Ela complementa: “É comum que recém-nascidos apreciem essa prática, pois a posição envolvente do ofurô lembra o útero e ajuda a acalmar”.
O recomendado é que você invista em balde ofurô para bebê, também conhecido como banheira ofurô para bebê, pois ele tem a altura e a largura correta para a prática.
Outro detalhe é o ambiente: a médica sugere que o lugar escolhido seja silencioso e sem correntes de ar, como o banheiro ou um quarto aquecido para evitar que o bebê sinta frio ao sair da água.
Um balde ofurô para bebê (com paredes arredondadas e que permita o bebê sentar-se em posição fetal);
Água morna (entre 36-37°C) similar à temperatura corporal;
Toalhas macias para secagem após o banho;
Não é necessário o uso de produtos de higiene, como sabonetes ou óleos (o objetivo é proporcionar relaxamento e esses produtos podem ser reservados para o banho tradicional);
Brinquedos (em bebês muito pequenos, a introdução de brinquedos não é necessária e pode até dispersar o efeito relaxante. Para bebês mais velhos, brinquedos simples de banho podem ser considerados).
Encha o ofurô com água morna, mantendo a temperatura entre 36° e 37°C. Pode ser usado um termômetro de banho, mas não ée obrigatório;
Com o bebê sem roupas, segure-o suavemente e posicione-o na água, apoiando a cabeça para que fique fora da superfície;
Deixe o bebê relaxar na água, sem necessidade de movimentá-lo muito;
Após cerca de 10 a 15 minutos, retire o bebê e envolva-o em uma toalha macia para secá-lo e mantê-lo aquecido.
A prática deve ser evitada em bebês com doenças de pele, problemas respiratórios ou infecções, a menos que haja orientação médica específica;
Bebês prematuros ou com baixo peso devem ter avaliação médica antes do uso do ofurô, já que a pouca maturidade do corpo pode representar riscos à saúde;
O bebê nunca deve ser deixado sozinho no ofurô, pois há risco de afogamento, mesmo com pequenas quantidades de água;
A água deve cobrir apenas até os ombros do bebê, de modo que a cabeça fique sempre fora d'água. Isso reduz o risco de ingestão acidental de água ou sufocamento.
Agora que você está por dentro de todas as etapas, veja o que o banho de ofurô para bebês pode fazer pelo seu pequeno!
De fato, só quem é pai e mãe sabe que acalmar bebê, principalmente, nos primeiros meses de vida, pode ser um desafio.
Por conta da posição em que o bebê fica na banheira para ofurô, ele é remetido a memórias de quando estava no útero materno, fazendo com que o hábito tenha um efeito calmante, reconfortante e de segurança.
Outro benefício é o alívio de cólicas, comum nos primeiros meses de vida, já que o sistema gastrointestinal do recém-nascido está em formação e ainda não processa tão bem os alimentos.
“O contato do bebê com a água morna pode ajudar a aliviar desconfortos abdominais”, acrescenta Elisabeth.
Recém-nascidos costumam ter bastante dificuldade para dormir muitas horas seguidas, acordando a cada 3 ou 4 horas. O relaxamento proporcionado pelo banho de ofurô pode ajudá-lo a ter um sono mais tranquilo e profundo, especialmente se feito antes do horário de dormir.
A prática também é ideal para acolher o bebê durante a exterogestação, período de adaptação ao mundo externo que, geralmente, dura três meses. Como o balde em que o banho de ofurô é feito lembra o ambiente intrauterino da mãe, ajuda o bebê a se sentir mais calmo, aquecido e seguro.
O tato é um dos principais sentidos do bebê e, portanto, o contato físico de mães e pais é essencial nestes primeiros momentos de vida. Por ficarem o tempo todo ao lado do bebê durante o banho de ofurô, os pais, através do contato pele a pele, transmitem segurança, amor e carinho ao pequeno.
Ao preparar um banho de ofurô para o seu bebê, saiba que os benefícios são para ambos, tanto para você, quanto para ele. Ao ter esse contato mais próximo, vocês aumentam a conexão, os laços familiares, reforçando os vínculos emocionais.
Durante o banho, você pode conversar com o pequeno, cantar, fazer carinho e aproveitar para demonstrar todo seu amor por ele.
É mamãe de primeira viagem? Saiba como dar banho em recém-nascido, quais os melhores horários e produtos adequados. E, claro, aproveite para se informar sobre outros cuidados com recém-nascidos para que seu baby cresça forte e saudável.
Compartilhe: