Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Terça-feira 10 Outubro, 2023 // #bebe, #recem-nascido
Apesar de alguns sentidos, como o tato, começarem a se desenvolver nas fases iniciais da gestação, o amadurecimento deles só se completa nos primeiros anos de vida. Saiba como cinco sentidos do bebê seguem avançando após o nascimento.
Leia também:
Como os sentidos do bebê se desenvolvem na barriga
Entenda a importância do abraço na vida do bebê
Brinquedos para bebês: como escolher?
Ao nascer, o bebê vê vultos embaçados, sem cores ou nitidez. Sua visão alcança uma distância máxima de 30 centímetros. Ainda assim, é capaz de reconhecer o rosto das pessoas próximas, associando-o também ao cheiro e à voz. A visão começa a se tornar mais clara depois do primeiro mês. Ela se aproxima do que os adultos veem a partir dos seis meses.
Mesmo que não consiga ver você com clareza, seu bebê sente seu toque, bem como a mudança de temperatura no ambiente. Na barriga, ele já experimentava o próprio corpo em contato com o líquido amniótico. Quando nasce, o bebê tem uma consciência corporal ancorada no tato. Por isso, o pele a pele com a mãe é fundamental. Ele fortalece o vínculo e sustenta o desenvolvimento emocional.
Este é o segundo sentido do bebê a se desenvolver no ventre materno, de onde ele já podia identificar a voz da mãe como um som calmante. Fora da barriga, o bebê escuta os sons, as vozes e começa a entender a dimensão do espaço a partir do que capta com os ouvidos. A audição também serve como base para o desenvolvimento da linguagem.
Assim como reconhece a voz da mãe, o bebê também identifica seu cheiro e o usa para buscar o peito quando tem necessidade de mamar. A mãe é um universo completo e familiar para o recém-nascido. Fora dele, todos os outros odores são novidade – e alguns podem gerar desconforto. Vale repensar o uso de perfumes, colônias e produtos de higiene pessoal e da casa que contenham fragrâncias fortes.
O primeiro sabor que o bebê registra é o doce, pois é o gosto do leite materno. Vai ser somente na introdução alimentar, por volta dos 6 meses, que ele experimentará o gosto de outros alimentos. Neste momento, oferecer sabores que ampliem o seu paladar será fundamental.
Fontes: Vida Saudável, Hospital Israelita Albert Einstein e cartilha "O Bebê Nasceu, e agora? Vamos Brincar!", Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
Compartilhe: