Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Terça-feira 30 Abril, 2024 // #economizar, #cha-de-bebe, #festa, #como organizar
É sempre importante adaptar os sonhos para que eles caibam no nosso bolso. E, se você está nessa fase de preparação de um chá de bebê simples para comemorar esse momento tão especial, sabe que, se não houver planejamento, os gastos podem sair do controle.
Por isso, se você quer saber táticas de como organizar um chá de bebê simples e barato, mas sem deixar de proporcionar uma festa divertida para as pessoas mais próximas, convidamos a empreendedora criativa Jöyce Soares, dona da Festa de Brincar, para dar cinco dicas para um chá de bebê inesquecível.
Antes de tudo, você já se perguntou de onde surgiu a ideia de fazer chá de bebê? Registros mostram que a origem do evento está na Inglaterra vitoriana, no século XIX. Por lá, a festa era chamada de “baby shower” (traduzido para o português literalmente como “banho de bebê”).
Mesmo que a tradução não faça sentido para os brasileiros, esse “banho de bebê” traz a ideia de que mamães e papais são “regados” com presentes para o filho. E, diferente do que acontece por aqui, o chá de bebê era feito apenas para o primeiro filho do casal e somente mulheres eram convidadas.
De qualquer modo, em qualquer lugar do mundo, o chá de bebê simples tem a intenção de comemorar a chegada de uma criança na família e presentear os pais com itens que podem ajudar no enxoval do baby, como roupinhas, sapatinhos, fraldas, lenço umedecido, mamadeiras e chupetas.
A seguir, vamos às dicas como organizar um chá de bebê simples!
Em primeiro lugar, defina um valor limite de quanto pretende gatar para que, a partir desse montante, todas as etapas do chá de bebê simples possam ser planejadas com mais disciplina. Assim, você evita passar do orçamento e tem uma ideia de quanto pode gastar na festa.
E sempre tenha em mente que para realizar um chá de bebê lindo e inesquecível não é necessário gastar muito, pois os detalhes, o bom gosto e a intenção valem muito mais. Além disso, seus convidados estarão ali pelo carinho que sentem por vocês e pelo bebê que está por vir para trazer amor e alegria.
Que tal fazer a organização do chá de bebê simples com a ajuda dos amigos e familiares? É uma maneira de aproximar os convidados e ainda poupa esforços dos papais e mamães que já estão com uma rotina corrida ou mesmo a contratação de um profissional para essa missão.
Para facilitar, defina o papel de cada um no evento e distribua as tarefas. Uma dica é escolher as pessoas para cada trabalho de acordo com suas preferências, habilidades e capacidades.
Em seguida, pense no espaço que o chá de bebê será realizado, pois os convidados precisam estar confortáveis para curtir o momento. Escolha um ambiente amplo, ventilado e com mesas e cadeiras para acomodá-los por algumas horas.
Salões de festas de condomínios costumam ser opções mais em conta e, caso você queira inovar, pode optar por um espaço público com um piquenique em um parque.
Não esqueça de fazer uma lista de convidados do chá de bebê para ter uma noção de quantas pessoas estarão presentes. Com isso, fica muito mais fácil pensar em um espaço em que todos se sintam à vontade e possam aproveitar a festa ao máximo e sem desconfortos.
Se você tem dúvida do que servir no chá de bebê simples e barato, quando estiver pensando no cardápio, algo essencial é saber a preferência alimentar das pessoas e se há intolerância a algum tipo de alimento. Depois de decidir essa etapa, você pode começar a pensar nos pratos.
Opte sempre por comidinhas fáceis que podem, também, ser feitas em casa, como salgadinhos e quitutes, mesa de frios, tortas salgadas, bolos, pães de metro ou mesmo um almoço ou churrasco com uma boa variedade de carboidratos, proteínas, frutas, verduras e bebidas. Peça ajuda a familiares e amigos mais próximos para a preparação.
Uma boa ideia é criar um chá de bebê simples temático! Por exemplo, pratos doces ou salgados colocados em cima de pratos e bandejas de cores mais claras (candy colors), como azul, amarelo, rosa e verde.
Ainda é possível servir petiscos que remetem ao universo infantil, como pirulitos, balas, chicletes, brigadeiro, beijinho, hot dog etc.
É hora de aprender como organizar um chá de bebê simples com a decoração ideal! De fato, um dos maiores custos é a decoração. Contratar um serviço profissional nessa área, com certeza, deixará o evento mais bonito, mas, muitas vezes, acima do valor que os pais e familiares podem assumir.
Pensando nisso, Jöyce sugere usar os objetos que a família já tem em casa como parte da decoração.
“Uma dica muito legal é aproveitar itens do quartinho do bebê na decoração. Um ursinho, um bichinho de pelúcia, sabe? Pode ser uma bandeirinha também. A dica mais prática é esta: pegar o que já tem. Eu já fiz, muitas vezes, assim com as minhas filhas [Jöyce tem duas], usava o que tinha e achava a festa mais legal do mundo.”
Outra indicação é adotar o minimalismo na decoração! Minimalista pode ser definido como “aquilo que está reduzido ao mínimo” ou “o que se pretende reduzir ao mínimo”. Jöyce acredita que essa já é uma tendência do mercado das festas infantis e que, por isso, pode muito bem ser reproduzida por quem deseja economizar no chá de bebê.
“Hoje em dia, as decorações já estão mais minimalistas, então isso ajuda muito no bolso das pessoas. Agora faz mais sentido ainda trabalhar com uma coisa mais minimalista. O que é essencial na nossa vida?”.
Ela continua: “Decorar sem exagero, até porque o planeta não suporta mais exagero”, comenta Joyce. “Quando a gente consegue ser mais prático, dá para reutilizar muita coisa. Por exemplo: pegar lata de leite e encapar com papéis bem lindos, fazer vaso de flor, sabe?”, sugere.
Quanto às lembrancinhas para chá de bebê simples e barato, que são parte essencial de um chá de bebê, a melhor opção é fazer algo exclusivo e artesanal, pois elas ganham um tom mais pessoal e emocionante.
Atualmente, existe muito conteúdo bom sobre decoração de chá de bebê disponível on-line. Portanto, pegar referências pode ser um bom caminho — de preferência aqueles vídeos na linha DIY, “do it yourself” (faça você mesmo).
Uma boa ideia de lembrancinha é montar saquinhos plásticos com docinhos ou chocolates e amarrá-los com fitas coloridas. Para completar, amarre no lacinho um cartão com o nome do bebê e a data da festa.
A segunda opção é comprar mamadeiras pequenas, feitas de plástico e enchê-las com doces, que podem ser bala de goma, chicletes ou confeitos de chocolate. Afinal, quem resiste a um docinho?
Por fim, você também pode colocar sabonetes pequenos em saquinhos de rede e amarrar com um laço. Do mesmo modo, inclua um cartão com o nome do bebê e a data do chá de bebê. Sabonetes são ótimos para deixar gavetas ou armários perfumados.
E será existe uma época certa para fazer um chá de bebê? Essa pergunta costuma passar pela cabeça dos pais e mães! Para ajudar você a tomar essa decisão, dividimos as dicas por trimestres, com os prós e contras de cada um. Leia o artigo e escolha a data ideal.
Agora só falta o convite! Então, se você pretende enxugar um pouco mais o orçamento do seu chá de bebê, uma dica valiosa é, em vez de enviar convites físicos, contar com a ajuda da ferramenta online de Mais Abraços. Veja como criar os convites on-line de forma simples e gratuita. Basta se cadastrar, escolher o tema e enviá-los para seus convidados.
Se preferir o convite físico, preparamos ideias criativas de convites para chá de bebê com todas as informações necessárias para que seus convidados compareçam e aproveitem a festa!
É hora de divertir os convidados do seu chá de bebê! Para começar, peça sugestões de atividades para as pessoas mais próximas e prepare-se para dar boas risadas com todo mundo. E, sim, é totalmente possível fazer brincadeiras com itens simples e que você tem em casa (ou pode pegar emprestado com amigos), já que a ideia é economizar. Vamos lá!
Quiz do bebê: peça para um convidado elaborar uma lista de perguntas sobre o universo dos bebês e da maternidade. Os presentes devem se reunir em equipes e responder as perguntas. Ganha a equipe que acumular mais pontos dando as respostas certas. Ao final, você pode escolher um presente especial para os vencedores, como uma bebida, livro ou caixa de chocolates;
Caça ao tesouro: No espaço em que será feita a festa, esconda nos cantinhos itens pequenos relacionados ao universo dos bebês (chupetas, mamadeiras, patinhos, chocalho, mordedor...). Com o cronômetro ligado, os convidados devem encontrar os itens escondidos. Quem achar o maior número de itens no tempo determinado ganha um prêmio escolhido pelos pais;
Troca de fraldas: Nessa brincadeira, você precisa de duas bonecas, duas fraldas e duas peças de roupa (body ou macacão). As bonecas devem estar vestidas e os pais devem tirar a roupinha, colocar a fralda e, novamente, as roupas. Para ficar ainda mais divertido, antes de começar, ligue um cronômetro para ver quem veste a boneca mais rápido. Os convidados é que vão decidir quem vestiu melhor a boneca.
Para facilitar a vida dos convidados, nada melhor do que definir os itens que o baby vai precisar nesses primeiros meses de vida. Abaixo, veja sugestões do que incluir na lista de presentes do chá de bebê:
Fraldas;
Babador;
Chupeta;
Mamadeira;
Mordedor;
Talheres de alimentação;
Lenços umedecidos;
Algodão;
Toalhas;
Banheira;
Brinquedos para o banho;
Chocalho;
Saboneteira;
Escova e pente para os cabelos;
Termômetro;
Babá eletrônica;
Cadeira de alimentação;
Sling (canguru);
Roupas para recém-nascido;
Sapatinhos;
Meias;
Bolsa de bebê;
Travesseiros
Lençóis;
Mantas;
Cobertores.
Para facilitar a vida dos papais e dos convidados, a ferramenta de Chá de Bebê de Mais Abraços permite que amigos e familiares arrecadem créditos que podem ser trocados por fraldas e outros produtos quando o bebê enfim chegar. Conheça!
Como o orçamento do chá de bebé é limitado, em vez de contratar um fotógrafo profissional, chame um amigo que tenha habilidades com a câmera - ou mesmo com um smartphone - para registrar esse momento especial. Aliás, uma pessoa querida pode fazer fotos mais pessoais e emocionantes, já que conhece a família e os pais do bebê. Agora que você já sabe como organizar um chá de bebê simples, é hora de começar a planejar cada detalhe com muito amor e carinho para comemorar esse acontecimento lindo ao lado de quem torce pela sua felicidade. Bom chá de bebê!
Compartilhe: