Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Quarta-feira 2 Fevereiro, 2022 // #comemoracao, #cha-de-bebe, #cha-de-bencao
Você já ouviu falar em “chá de bênçãos”? Esse é um evento que serve como bom complemento, ou mesmo como alternativa, para o chá de bebê.
QUER UMA MÃOZINHA PARA ORGANIZAR SEU CHÁ DE BEBÊ? VEM CONHECER NOSSA FERRAMENTA.
Natália Silvestre, aromaterapeuta materno-infantil, doula e sócia da rede de apoio materna Amiga Cegonha, explica que “o chá de bênçãos é um evento diferente, não tem a ver com presentear [como costuma ser o chá de bebê]. Normalmente convidam-se as amigas mais próximas da grávida e cada uma traz um prato ou bebida, e a organizadora conduz as atividades”. O evento é exclusivo para mulheres porque busca celebrar o universo feminino e criar esse entorno de potência e amor entre a gestante e suas amigas de confiança.
Sobre as atividades, Natália cita: “fazemos leitura [de livros relacionados à maternidade] para mãe e bebê, pintura de barriga, cantamos e cada mulher abençoa mãe e bebê com suas melhores energias e vibrações, independente de religião". O chá de bênçãos pode ser conduzido pela doula ou uma amiga mais próxima da mãe, que escolhe os livros que serão lidos e as músicas que serão cantadas individualmente — mas sempre com o objetivo de proporcionar bem-estar para quem está prestes a dar à luz.
Para quem ficou curioso em saber que músicas tocar no chá de bênçãos, Natalia conta que existem playlists montadas para o evento, com canções de Nando Reis, Vanessa da Mata, Marisa Monte, entre outros cantores da MPB. “Escolho as músicas com o objetivo de acalmar a mamãe e gerar conexão com o bebê”.
Até pela finalidade da celebração, o chá de bênçãos costuma ser realizado no fim da gestação, a partir da 37ª semana. “É um evento para mimar e encher a mãe e o bebê de amor e boas vibrações”, explica Natália, que aproveita para pontuar outras diferenças com relação ao chá de bebê. “Normalmente, presenteamos a mãe com uma coroa de flores bonitas e muito agrado, como massagem e escalda-pés, por exemplo, mas não tem presente físico como no chá de bebê. O chá de bênçãos é mais íntimo e tem mais a ver com energia”. A decoração do chá de bênçãos também é bem variada, já que depende muito do gosto de cada mamãe.
Natália conta que, pela sua experiência como doula, geralmente as famílias que optam por fazer um chá de bênçãos também fazem o chá de bebê. Mas quem escolhe entre uma das duas opções, acaba organizando somente a segunda. “A maioria das mães faz chá de bebê. O chá de bênçãos ainda é bem restrito para quem tem uma vibe mais natural.”
Independentemente do caminho que a mamãe e o papai escolherem, é sempre bom que conheçam mais de uma opção para celebrar a gestação do bebê — e a família que está se formando — ao lado de quem se ama. Boas festas!
Para mais conteúdos sobre maternidade, acesse o Huggies Brasil!
* A especialista consultada sobre esta matéria foi ouvida como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Compartilhe: