Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Sábado 1 Fevereiro, 2020 // #dicas, #gravidez, #maternidade
O conselho dos sogros e, principalmente, das sogras durante a gravidez não faltarão. Sabemos muito bem que, às vezes, você não se sentirá da melhor maneira, as mudanças de humor a tornarão um tanto vulnerável a certos conselhos ou "críticas construtivas", sendo provável que, por vezes, não aceite isso muito bem. No entanto, é importante que mantenha um bom relacionamento com sua família e com seus parentes por afinidade.
Claro, nem todos os casos são iguais; sabemos que o casamento e os parentes não são um mar de rosas. Há momentos em que é difícil lidar com eles e, da mesma forma que podem ser ternos e amorosos, também podem se tornar imprudentes. Mas não se preocupe: tudo tem solução e aqui vamos compartilhar algumas situações que você pode viver – e como pode lidar com elas.
Suponha que seu bebê esteja prestes a nascer ou já nasceu e seus dois sogros ou um deles insiste em estar lá o tempo todo ou até mesmo ir morar na sua casa. Neste caso, ele pode parecer controlador e o normal é que você queira ter seu espaço e estabelecer limites. Relaxe, você está correta. O segredo é que você aprenda a lidar com eles sem ter que lutar; fale a eles o que a incomoda e preocupa.
Outra estratégia é que, quando eles não estiverem presentes, você poderá compartilhar fotos ou vídeos do seu bebê; isto fará com que se sintam parte importante de sua vida e também fará eles pensarem que têm um bom relacionamento. Da mesma forma, você poderá abrir mão do espaço de sua própria família e pedir ao seu parceiro que o faça, caso seus sogros gostem de controlar o tempo alheio.
É possível que o cuidado que tem consigo mesma e com o seu bebê durante e após a gravidez aumente consideravelmente, o que faz você parecer uma mãe muito protetora aos olhos de seus sogros. Vejamos um exemplo: logo que o seu bebê nasce, você decide que eles cuidem dele. Você não duvida do cuidado deles, mas só está preocupada com alguns tipos de riscos que podem ocorrer, como a morte no berço.
Em situações como essa, você pode explicar sua preocupação a eles e pedir que eles, como você, tenham cuidado com essas questões. Nossa recomendação é que você seja cuidadosa na forma como se comunica com eles, para que não pareça que está chamando eles de descuidados. Você pode dizer a eles que o pediatra explicou os cuidados especiais que você deve ter.
Às vezes, conselhos não solicitados são irritantes ou incômodos. Por isto, é importante estabelecer limites. Uma das recomendações típicas quando seu bebê nasce é que, com algumas palmadas, tudo se resolve. Se você não pensa como os seus sogros dizem, você pode ser totalmente firme e honesta e dizer a eles que, nesses casos, você prefere resolver o problema com seu parceiro. Afinal, eles já educaram seus filhos.
É possível que você escute alguns comentários de que não goste, um exemplo é que podem lhe perguntar o que vai fazer quando o bebê nascer e que você tem que voltar ao trabalho. Você não tem que se justificar ou dar explicações por ser uma mãe que trabalha, os tempos e as pessoas mudaram muito. Você pode fazê-los ver que você contribui para a economia do lar e que gostaria de não ser julgada.
Ao contrário das outras situações, nesta pode ser você quem precisa da ajuda dos seus sogros nos assuntos relacionados com o seu filho ou com o seu parceiro. E, assim como você define limites, eles podem defini-los.
Você pode conversar com seu parceiro e encontrar com ele uma solução para que possam achar o equilíbrio e, entre todos, conseguir suprir apoio um ao outro. É importante que as crianças cresçam em um ambiente familiar. Então, quando precisarem de apoio, os avós não dirão não. Além disto, lembre-se de que você também pode aprender muito com a experiência de seus sogros.
É possível que em alguns momentos você ouça uma dessas frases: “parece que você está comendo por dois!”; "você não pode comer ou fazer isso." Pois é, acontece que, na sua maneira de querer parecer "empática" e estar atenta ao que se come, ao que faz e como faz, as sogras, às vezes, não se dão conta do que podem dizer.
Então, leve isso com humor, não para o lado pessoal, e tente pensar que o que ela quer é tentar ser engraçada, cuidar de você e que ela está tentando fazer você fazer isso da melhor maneira. E você não precisa se preocupar, uma vez que nessa hora já terá a opinião de especialistas. Caso você não goste de nenhum dos comentários, com calma fale com ela.
Agora que identificou algumas características que seus sogros têm ou terão mais tarde, você pode saber como agir. Desejamos-lhe boa sorte! Dizem que, quando você está morando com ou se casa com alguém, também o faz com a família. Isto significa que você deve aprender a conviver e também saber negociar com eles.
Compartilhe: