Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Segunda-feira 19 Setembro, 2022 // #maes, #filhos, #irmaos, #emocoes
Desavenças aqui, diferenças acolá, mas verdade seja dita: ter alguém para partilhar desde a infância pode ser mágico! Nossos irmãos são uma ponte perfeita para o passado e quem sempre estará segurando nossa mão no futuro. E, quando se trata de crianças, a presença de um outro alguém pequeno igual a ela pode ser transformadora.
Confira, a seguir, alguns benefícios de ter irmãos.
Não é porque são filhos de uma mesma mãe (e/ou um mesmo pai) que eles serão iguais: cada indivíduo possui a sua personalidade. Além disso, podem estar inseridos em contextos escolares diferentes, por exemplo, local onde sabemos que há muita influência sobre a formação e o aprendizado dos nossos pequenos.
Portanto, ter um irmão por perto é a certeza de que essas diferenças, mesmo as mais desafiadoras, serão parte de seu cotidiano e que, eventualmente, iremos aprender a lidar com elas. O próximo passo é justamente aceitar as diferenças de todos, mesmo daqueles que não são de seu ciclo familiar.
Talvez não seja exagero dizer que é o sonho de todos os pais e mães que haja amizade entre irmãos ou, mais ainda, que sejam melhores amigos. Mas é importante lembrar que discussões fazem parte do crescimento de crianças que estão aprendendo a impor seus próprios limites e a defender seu espaço. É claro que, quando a discussão se torna física ou verbalmente agressiva, o papel de mediar e impor limites é dos responsáveis adultos.
Mas uma discussão saudável e equilibrada pode ser benéfica. Ela irá ensinar essa criança a se defender, sustentar seus posicionamentos e suas opiniões, argumentar e até a saber quando parar. Além disso, uma criança que discutiu com seu irmão na infância é alguém que saberá, no futuro, como respeitar o espaço do outro. Pior seria a indiferença — irmãos que não se falam, certo?
Fora do contexto de briga, é só alegria! Ter um irmão é como morar com um amigo, dividir o mesmo teto com alguém que conhece você por toda a vida e que pode até mesmo compartilhar alguns gostos. Portanto, a socialização dessa criança está sendo diariamente trabalhada e incentivada.
Isso a ajudará, lá na frente, com a timidez, característica que pode ser prejudicial em alguns contextos. Mas também não quer dizer que ter irmãos é fator decisivo para melhora na comunicação e extroversão. Lembra do primeiro ponto que mencionamos? Há características que são pessoais — e nada pode mudar isso. No entanto, é fato que, quando comparado a um filho único, a criança com irmãos está constantemente exposta ao diálogo e à socialização.
Justamente por não serem o centro das atenções, os filhos que não são únicos eventualmente têm de se virar. Isso faz com que sejam mais resolutivos e práticos — e se vocês, mães e pais, puderem incentivar isso, melhor ainda! Não faça atividades que eles são capazes de fazer sozinhos e perceba quando é um pedido de ajuda genuíno e quando se trata de a criança querendo se manter em sua zona de conforto.
Para os tutores, isso pode ser libertador, pois evita preocupações futuras e os tornam menos sobrecarregados, afinal, são somente dois olhos para mais de uma criança. E dentro disso, há ainda outra vantagem de ter irmãos: são indivíduos que aprendem a dividir melhor — quer divisão mais difícil do que ter de abrir mão da exclusividade dos próprios pais?
Se você está pensando em ter mais um filho, considere os muitos benefícios que essa companhia pode trazer ao primogênito. Sabemos que é desafiador! Mas pode ser também recompensador. A psicóloga Ana Gabriela Andriani dividiu, neste vídeo, dicas para ir preparando o seu filho para a chegada de um irmão. Confie em você e boa aventura!
Para mais conteúdos sobre o universo da maternidade, acesse o Huggies Brasil!
Compartilhe: