Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Ser Mãe // day.0 8 Maio, 2022
Huggies e B2Mamy – empresa que capacita e conecta mães ao sistema de inovação e tecnologia – se juntaram para lançar o podcast “Carreira de Mãe”. O primeiro episódio, “Habilidades Trazidas pela Maternidade”, vai ao ar no dia 8 de maio, Dia das Mães. Ao longo da semana e como forma de celebrar a data, serão lançados mais quatro episódios.
Na estreia, as apresentadoras Dani Junco e Marina Franciulli, da B2Mamy, conversam com Carla Frontini, mãe de Fernando, de quase dois anos, e executiva de inovação na Danone.
Você pode assistir ao podcast pelo YouTube.
Ou ainda ouvir pelo Spotify.
Carla teve o filho durante a pandemia e, ao voltar da licença-maternidade, vivenciou a experiência de se dividir entre os cuidados com o menino e o trabalho. “Consegui amamentá-lo até os 11 meses, muito por estar em home office. Travava minha agenda com os horários das mamadas. Nem consigo imaginar como teria sido se fosse no trabalho presencial”, conta a executiva.
Mesmo contando com essa facilidade, ela revela que teve de fazer adaptações pra dar conta do duplo papel. “A Carla de antes de ser mãe tomava café da manhã respondendo mensagens no WhatsApp e podia almoçar assim também. Com o Fernando, aprendi a ter mais foco, pra poder estar com ele.”
Em 2020, segundo dados do Ministério do Trabalho, 480 mil postos de trabalho foram fechados. Desse total, mais de 462 mil eram ocupados por mulheres. Ainda que o mercado de trabalho se mostre hostil à população feminina, a maternidade faz com que a mulher desenvolva habilidades muito úteis a ele.
“Uma das principais habilidades da nova economia, por causa da agilidade com que as coisas acontecem, é quando você consegue estruturar o caos. Você só consegue estruturar o caos com segurança. Então a primeira coisa que tem de ser feita é criar um ambiente seguro. E tem coisa que a maternidade faz mais do que criar um ambiente seguro?”, questiona Dani Junco.
Ainda que a maternidade traga novas habilidades para as mulheres, elas sofrem com a falta de oportunidades. No podcast, Dani contou que, a cada dez mães, quatro não conseguem voltar ao mercado de trabalho até o segundo ano do filho.
Carla, a convidada do primeiro episódio do podcast, é uma história de exceção. “Seis meses depois de voltar, fui promovida a gerente sênior. Isso acontece com pouca gente, eu sei, mas acontece”, diz ela.
Mesmo tendo essa resposta da empresa onde trabalha, Carla sofreu na saúde a pressão que as mulheres passam. Na gravidez, ela desenvolveu um problema na tireoide e engordou mais do que seria recomendado. Por trás da questão, estava a ansiedade por saber como seria recebida, em uma área que ela acabava de assumir, a notícia de sua gestação. “Quando resolvi me cuidar, porque tinha uma outra vida que dependia de mim, comecei a cuidar melhor do meu filho e da Danone”, afirma a executiva.
Compartilhe: