Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Ser Mãe // Quinta-feira 12 Maio, 2022
O quinto e último episódio do podcast “Carreira de Mãe”, uma iniciativa de Huggies e B2Mamy, tem como tema licença-maternidade. O programa abre com a informação de que, a cada dez mulheres, metade não consegue retornar ao trabalho até os dois anos da criança. Ao todo são cinco episódios, lançados para celebrar o Dia das Mães.
Você pode assistir ao podcast pelo YouTube.
Ou ouvir pelo Spotify.
As apresentadoras Dani Junco e Marina Franciulli receberam a ex-executiva Marcella Cohen, mãe de Olívia, 6 anos, e fundadora da Poppins Micro Schools, uma empresa de educação infantil domiciliar que leva a experiência da escola para dentro das casas das famílias. “A Poppins leva uma professora que estimula e desenvolve seu filho dentro de casa, que é o lugar mais confortável e seguro para a criança”, conta Marcella.
A Poppins trabalha com educadoras infantis com formação em Pedagogia, Psicologia e Letras com, pelo menos, três anos de experiência em sala de aula. A ideia é que a criança – de 4 meses a 4 anos – seja atendida na própria casa, individualmente ou em grupo, com outras duas. No espaço, a educadora cuida e estimula o desenvolvimento da criança, com atividades que vão de musicalização a matemática, a depender da faixa etária.
“Eu tinha um relacionamento sólido, mas não estava planejando engravidar”, revela Marcella sobre o susto que foi se ver à espera da filha. Ela fala que tinha se mudado recentemente do Rio de Janeiro para São Paulo e estava no meio do programa de trainee da empresa na qual trabalhava. Em três anos, ela estaria pronta para virar gerente.
“Naquela hora, me bateu culpa, como vou contar na empresa, como vão reagir? Será que eu ia perder aquela coisa que eu tinha lutado tanto para conquistar?”. Segundo pesquisa realizada pela B2Mamy em parceria com o laboratório farmacêutico Organon, 74% das gravidezes não são planejadas.
Segundo Dani e Marina, a insegurança que a mulher enfrenta ao se ver diante do desafio de conciliar carreira e maternidade é um dos fatores que contribuem para que ela tenha depressão pós-parto (doença que atinge 3 a cada 10 mulheres).
“A gente fica com medo se o cargo vai estar lá, se vão ter colocado alguém mais competente, o que o chefe vai achar, o que os colegas vão achar, como vai ser a logística... São tantas questões que acaba virando um dos pilares da depressão”, comenta Dani.
O que fazer na volta da licença-maternidade é uma decisão individual e que depende muito do contexto da mulher, mas tanto Marcella quanto as apresentadoras concordam que conversar com mães que passaram pelo mesmo dilema ajuda e muito. “Se não conhece um grupo, crie um”, provocam as três.
“O grande presente que a maternidade me deu foi mostrar, por a mais b, que somos multifacetadas e podemos ser muito mais do que uma coisa só. Falo que a Olívia me deu esse presente com a Poppins de conciliar maternidade e carreira. Eu me sinto uma mãe melhor pela profissão que escolhi e uma profissional melhor por ser mãe”, finaliza Marcella.
Compartilhe: