Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Sábado 4 Janeiro, 2020 // #gravidez, #saude, #cuidados, #dicas, #alimentacao
Durante a gravidez há várias razões para ser extra cuidadosa com o que você come - é importante saber quais alimentos são seguros e quais você deve evitar a todo custo. Alguns alimentos contêm toxinas que podem danificar o processo de formação do seu bebê, outros contêm bactérias capazes de debilitar o seu sistema imunológico.
Assegure-se de cozinhar os alimentos antes de ingeri-los e ao escolher uma receita seja seletiva na escolha dos ingredientes de forma a proteger o seu bebê contra bactérias nocivas e danos durante o desenvolvimento.
A lista de alimentos a serem evitados durante a gravidez é extensa. A maioria dos médicos aconselham as mulheres grávidas que evitem peixes, carnes cruas, ovos crus, queijos maturados, brotos, patê, verduras sem lavar e outros alimentos que trataremos com mais detalhes, a seguir:
Alguns peixes como o tubarão, o espadim, o atum vermelho, o olho-de-vidro laranja e o peixe-espada contêm grandes quantidades de mercúrio que se acumulam no seu tecido adiposo. As mulheres grávidas devem evitar comer grandes quantidades e, assim, evitar danos neurológicos no seu bebê. O seu bebê, em crescimento, tem um sistema nervoso sensível e, ainda que não seja claro quanto fruto do mar você teria que comer para experimentar efeitos prejudiciais, é melhor evitá-lo. Outros alimentos crus que as mulheres devem evitar em conjunto são as ostras e o sushi.
Talvez comer ovos crus nunca tenha passado pela sua mente, mas alguns alimentos os contêm e podem ser uma fonte de salmonela. Os alimentos que contêm ovo cru incluem: a maionese, as saladas césar, o ponche de ovo, o creme holandês e certos batidos como os usados na massa de biscoitos. Para reduzir o risco de salmonela, lembre-se de cozinhar os ovos antes de comê-los em qualquer refeição.
O frango cru deve ser evitado em todo momento, mas principalmente durante a gravidez. A salmonela também é transmitida pelo contato com a pele, por isso todo cuidado é pouco, atente-se principalmente para superfícies por onde esteve o frango cru. O frango da noite anterior deve ser esquentado ou cozido de novo para destruir qualquer rastro desta.
Devem ser evitados os queijos maturados como o queijo azul, o queijo feta, o brie, o camembert, o cottage, a ricota, os queijos brancos maturados latino-americanos e qualquer leite não pasteurizado ou laticínios sem pasteurizar, já que podem conter a bactéria listeria. Esta bactéria é prejudicial para o seu bebê e deve ser evitada. Enquanto os adultos com listeria frequentemente não apresentam sintomas, esta pode causar complicações potencialmente mortais para o feto ou para o recém-nascido. Sabe-se que a listeriose desencadeia abortos espontâneos, nascimentos prematuros e envenenamento do sangue. É melhor evitar este tipo de alimento quando estiver grávida e voltar a consumi-las somente após do nascimento.
Ao comprar frutas e verduras assegure-se de lavá-las para retirar pesticidas e bactérias nocivas. As verduras sem lavar têm o potencial de transmitir toxoplasmose, um parasita que contamina o solo. Você também deve evitar por completo qualquer fruta e/ou verdura bolorenta.
Além dos alimentos mencionados anteriormente, as mulheres grávidas devem evitar brotos crus, já que há alguns incidentes com salmonela. Sorvetes de máquina e uma grande quantidade de alimentos embutidos podem conter listeria por isso que é importante evitá-los e se for possível, reduzir ao mínimo o contato com estas bactérias. Outro alimento que deve ser evitado durante a gravidez e o aleitamento é o amendoim já que este pode aumentar a possibilidade de desenvolver alergias. Os amendoins têm um tipo de mofo chamado aflatoxina que poderia ser potencialmente perigoso para o seu bebê.
Muitos alimentos estão cheios de aditivos e conservantes por isso é recomendado escolher cuidadosamente os alimentos embalados. Os aditivos que devem ser evitados são MSG (glutamato monossódico) que poderia causar problemas no estômago e dores de cabeça. Também devem ser evitados os corantes artificiais, especialmente o azul 1, azul 2, verde 3, vermelho 3 e amarelo 6 e sacarina.
Quando uma mulher está grávida, o seu corpo precisa de diferentes quantidades de vitaminas para suportar o crescimento do feto. A gravidez faz que o corpo da mulher experimente mudanças hormonais drásticas que acrescentam muita tensão. Portanto, você deve comprovar quais tipos de vitaminas precisa. O seu médico pode recomendar suplementos pré-natais seguros e eficazes que podem proporcionar para você suficientes vitaminas para garantir um desenvolvimento fetal saudável. Logicamente, obter estes nutrientes dos alimentos, sempre será a melhor opção.
A lista de alimentos a evitar é extensa, por isso é importante que você tenha em mente aqueles que devem ser evitados a todo o custo para garantir o desenvolvimento de um bebê saudável e cheio de vida.
Outra coisa que você deve ter em mente é que se for comer fora, deve se assegurar de que a comida que lhe sirvam esteja quente, não morna nem fria. Também tente evitar ao máximo lanches e processados, já que costumam ter altos níveis de açúcares e gorduras saturadas.
Limite a ingestão de cafeína e renuncie às bebidas alcoólicas já que não existem estudos que comprovem a existência de um nível seguro para o consumo destas durante a gravidez. O consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez é associado com um baixo coeficiente intelectual nos bebês, baixo peso ao nascer e malformações. O álcool também detém a absorção de ácido fólico e de ferro e reduz o cálcio nos ossos.
A regra número um para lembrar é: comer só quando tiver fome. Tente não se preocupar pelo seu apetite variável, basta ter em mente os alimentos a evitar e tentar ganhar peso de acordo com a recomendação médica.
Compartilhe: