Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Sábado 4 Janeiro, 2020 // #cuidados, #saude
Ter um trabalho de parto tranquilo e com o menor desconforto possível é o principal objetivo das grávidas e de muitos médicos, que vêm estudando meios para minimizar as dores nesse momento. Nesse contexto, uma das ferramentas é o curso pré-natal pelo método preparação psicoprofilática.
Leia também:
Como o estresse afeta a gravidez: entenda efeitos na mãe e no bebê
Como lidar com as dicas invasivas durante a gestação
Dicas para evitar a insônia no último trimestre da gravidez
O método vem evoluindo a cada dia, mas seus princípios continuam os mesmos: ensinar a mulher grávida a participar ativamente do parto com exercícios de respiração, que aliviam a carga emocional e, como resultado, controlam as dores.
Essa preparação inclui informação, persuasão e criação de emoções positivas na gestante, que normalmente está com medo do parto, da dor, de intervenções cirúrgicas e dos riscos para o bebê, entre outros receios que acabam por deixá-la ansiosa e com os músculos tensos – o que provoca ainda mais dor.
Vale ressaltar que, para que a futura mãe alcance a psicoprofilaxia no momento do parto, ela deve se preparar por vários meses. Em alguns centros médicos, é possível que ela encontre essa preparação sem ter de pagar por ela.
Benefícios da preparação psicoprofilática
O método ajuda a gestante a relaxar a musculatura, a manter a postura ideal durante o parto e a realizar uma respiração rítmica. Com isso, ela colabora ativamente durante o período expulsivo.
Durante a preparação, são ensinados exercícios de relaxamento e respiração, que vão ajudar a aliviar a dor das contrações, a ter um parto mais curto e a diminuir o risco de sofrimento para o bebê.
Você vai aprender a controlar melhor os músculos que serão utilizados na hora do parto, além de praticar exercícios localizados para amenizar incômodos típicos do terceiro trimestre de gravidez. Os exercícios musculares vão favorecer a elasticidade e a flexibilidade da zona pélvica e darão mais resistência ao ventre.
Troca com outros pais e outras mães
Além de controle da dor, o curso de preparação pelo método psicoprofilático proporciona conhecimentos sobre a fisiologia do nascimento que ajudam você a detectar sinais do trabalho de parto, como as contrações.
O conhecimento adquirido e a troca com outros pais e outras mães presentes farão com que você vivencie a gravidez com mais segurança ao ouvir as experiências deles, que também vão tirar suas dúvidas com os especialistas do curso.
Após o nascimento
Mesmo que o bebê venha a nascer por cesárea ou que você já tenha outros filhos, essa preparação é importante porque abrange outros aspectos de interesse para os futuros pais e mães, como a recuperação da mulher no pós-parto e os cuidados com o recém-nascido.
Você também vai descobrir os benefícios do aleitamento materno, entender o que é colostro, como e quando acontece a primeira descida do leite e compreender a importância desse primeiro contato com o bebê.
Vai saber quais exames o recém-nascido precisa realizar (desde a maternidade até sair dela) e ainda ter orientações sobre quais vacinas ele deve receber.
Outro grande benefício da preparação é que ela engloba conselhos para os primeiros dias do bebê em casa: quais os cuidados com o cordão umbilical, as trocas de fraldas e como fazer a higiene do recém-nascido.
Com tudo isso, você terá uma percepção positiva do parto e a chegada do bebê será mais tranquila e prazerosa!
Compartilhe: