Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Quarta-feira 7 Junho, 2023 // #parto, #data, #formula, #planejamento, #cuidados
O exame de gravidez deu positivo e, com ele, uma jornada de descobertas começa. Calcular a data aproximada do parto é uma das primeiras.
Quais são os sinais do trabalho de parto
Fórceps: o que é e como pode ser usado no parto
Como é o pós-parto de uma cesárea
A gestação dura, em média, 266 dias ou 38 semanas após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Como não se sabe exatamente quando o óvulo foi fecundado, os médicos costumam contar 40 semanas ou 280 dias após a data da última menstruação. Assim, chegam ao cálculo aproximado do dia em que o bebê deve nascer.
É preciso explicar que a fecundação não ocorre no primeiro dia após a menstruação. Ela ocorre cerca de 15 dias depois, quando a mulher está ovulando. A contagem é feita com 40 semanas ao invés de 38, a duração real da gravidez, para contemplar o tempo entre o sangramento e a concepção.
Há diferentes maneiras de calcular a data do parto, que levam em consideração estes cenários:
● Quando sabemos a data da última menstruação; ● Quando não sabemos.
Quanto mais regular for o ciclo menstrual, mais fácil será o cálculo.
Com esta informação em mãos, temos duas fórmulas para aferir a data possível do parto.
Na primeira, somamos 40 semanas ou 280 dias à data inicial do ciclo. Por exemplo: se o primeiro dia da menstruação foi 10 de março, somadas 40 semanas, teremos o dia 8 de dezembro como data prevista para o parto.
Na segunda maneira, adicione sete dias ao primeiro dia do último período menstrual e depois mais nove meses. No mesmo exemplo: 10 de março + 7 dias = 17 de março. Mais nove meses, teremos o dia 17 de dezembro como data aproximada.
Mesmo quando não sabemos a data exata da última menstruação, mas sabemos se ela ocorreu no início, no meio ou no fim do mês, podemos calcular a data do parto adotando-se o seguinte raciocínio:
● Se foi no começo do mês, consideramos o dia 5 como início; ● Se no meio do mês, usamos o dia 15; ● Se foi no fim do mês, assumimos o dia 20. A partir daí, seguimos o cálculo usando uma das duas fórmulas.
Conheça nossa Calculadora Gestacional, para descobrir a data prevista do nascimento do seu bebê.
Quando não se tem nenhuma informação sobre o último período menstrual, ou se o ciclo é irregular, pode-se prever a data do parto por meio de ultrassons.
Não esqueça que o resultado é aproximado e o nascimento do bebê depende de muitos fatores. Portanto, nenhum cálculo pode garantir o dia exato. Converse com seu obstetra para que, junto com seu companheiro ou companheira, possam planejar a chegada do bebê da melhor forma.
Compartilhe: