Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Quarta-feira 20 Maio, 2020 // #gravidez, #gestacao, #estagios
A gravidez e a ovulação têm uma relação muito próxima, é por isso que conhecer em detalhe este processo é importante se você está tentando ficar grávida. Apesar de a maioria não detectar este momento do ciclo, há sintomas naturais, que ajudarão você a identificar os dias férteis. Mas antes, falemos das duas primeiras semanas de gravidez, falemos da ovulação.
O óvulo liberado na ovulação desce pela trompa de Falópio para o útero. Os espermatozoides sobem, indo contra a corrente, para o óvulo. Ao encontrar-se, ocorre a fertilização. Já que a ovulação ocorre na metade do ciclo menstrual, aproximadamente aos 14 dias (de um ciclo normal de 28 dias), este momento também faz parte dos primeiros dias de gravidez, mais especificamente da segunda semana de gravidez. Lembre-se que, para regular a sua “calculadora de gravidez”, as semanas não são contadas desde a fecundação do óvulo, mas sim desde o início do último ciclo menstrual da mãe.
É fundamental que entendamos isto, uma vez que, para conseguir a gravidez, é muito importante manter relações sexuais antes da ovulação, já que os espermatozoides, para chegarem ao óvulo, demoram um tempo e a vida média do óvulo é de 24 horas, enquanto que a dos espermatozoides varia de 24 a 48 horas.
A fertilização, que em geral ocorre entre as 12 e as 48 horas de produzida a ovulação, é o momento no qual se define o sexo do seu bebê, dependendo este se o espermatozoide que consegue entrar ao óvulo tem carga genética masculina ou feminina.
Muitas mulheres tentam saber a data exata da sua ovulação, para poder controlar melhor a situação. Para tal, é necessário aprender a identificar os sintomas da ovulação, ainda que sobre esclarecer que a sua confiabilidade seja variável.
A mudança no muco vaginal, que fica parecido à clara de ovo, menos espesso ao tato que de costume e a temperatura corporal, que aumenta com a ovulação, são alguns destes sintomas.
Compartilhe: