Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Segunda-feira 15 Maio, 2023 // #gravida, #varizes, #gravidez
Mesmo para quem nunca teve varizes, o aparecimento delas é comum durante a gestação. Veias salientes e com coloração azul ou roxa podem ser dolorosas em alguns casos. Veja o que você precisa saber.
Leia também:
Gravidez: a bolsa estourou! E agora?
Conheça os tipos de parto
Por que sangramento nasal é comum na gravidez
O útero está crescendo para abrigar o bebê e esse volume pressiona a veia cava inferior, a maior veia do corpo humano. Ela é responsável por levar o sangue das pernas de volta para o coração. Com a pressão do útero aumentado, esse fluxo sanguíneo diminui, o que pode provocar inchaço e ocasionar varizes.
A pressão sobre a veia cava inferior, porém, não é a única causa para o surgimento de varizes. Também são considerados fatores:
● Alterações hormonais, pois aumentam os níveis de progesterona e dilatam as veias; ● O sobrepeso da gestante; ● O fato de estar grávida de gêmeos; ● O hábito de fumar; ● A predisposição genética – se sua mãe tem ou teve, é mais provável que você desenvolva varizes gestacionais;
Vale lembrar que, se você não tiver tendência a varizes, elas provavelmente desaparecerão após o parto.
Segundo a ginecologista e obstetra Karen Rocha De Pauw, que também é especialista em reprodução humana, a prática de atividades físicas e a drenagem linfática são boas aliadas na prevenção.
Veja a seguir mais ações que ajudam a prevenir que as varizes surjam ou se tornem piores durante a gestação.
● Durma sobre o lado esquerdo para evitar que o útero comprima a veia cava; ● Opte por sapatilhas ou tênis, isso trabalha os músculos da panturrilha; ● Use meias de compressão, elas ajudam no retorno venoso; ● Evite cruzar as pernas ao se sentar; ● Monitore seu peso; ● Eleve as pernas por 15 minutos diários; ● Reduza a ingestão de sódio para minimizar a retenção de líquidos; ● Tome banho com água fria ou alternando água quente com fria; ● Beba bastante água e coma fibras para evitar a constipação; ● Evite roupas apertadas, especialmente na área das pernas e da cintura.
As varizes não costumam ser graves, mas endurecimento, vermelhidão, úlceras na perna afetada e dores podem ser indicadores de outros problemas de saúde, como a trombose. Nesses casos, consulte seu médico o mais rápido possível.
*A especialista consultada nesta matéria foi ouvida como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Compartilhe: