Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Quinta-feira 21 Setembro, 2023 // #gravidez, #cosmeticos, #cuidados
Tirar um tempinho para cuidar de si faz bem para a pele e o cabelo – e também para a cabeça. Ao engravidar, o autocuidado é bem-vindo. Basta escolher os produtos dessa rotina com cautela. Apesar das contraindicações pontuais, há cosméticos para grávidas perfeitamente seguros.
Leia também:
Cuidado com medicamentos durante a gestação
A importância da alimentação saudável na gravidez
Proteja sua pele do sol
Com os hormônios e o corpo da mamãe se adequando ao bebê que cresce ali, algumas mudanças físicas são bem comuns. Quem tem pele oleosa vai perceber um aumento do sebo nesse período, com tendência à acne. As manchas de pigmentação também podem aumentar com a exposição solar. Já os cabelos crescem em um ritmo mais acelerado e você percebe novos fios.
"Do sabonete ao filtro solar, tudo tem de ser pensado a partir da saúde da mamãe e do bebê. As linhas de produtos para gestantes têm formulações seguras, mas é importante consultar o médico para saber o que pode ou não usar", afirma a dermatologista e pós-graduanda em cosmiatria Carolina Milanez.
De acordo com Carolina, algumas substâncias não devem ser usadas por gestantes, já que penetram na pele e, uma vez na corrente sanguínea, podem prejudicar o bebê. Confira quais são:
Ácido retinoico e derivados;
Ácido glicólico com concentração maior que 10%;
Ureia em concentração maior que 3%;
Ácido salicílico em grandes áreas do corpo;
Filtros solares com nanopartículas;
Uso de formol ou alisantes de cabelo.
A dermatologista também alerta para o uso de pasta de dentes com clareador e de removedores de pelos. “Além de não funcionar, podem provocar problemas e até queimaduras", orienta a especialista.
Durante a gestação, o olfato se torna mais apurado e a mulher fica mais sensível aos cheiros. Por isso, produtos com pouco ou sem cheiro são melhores opções. As marcas naturais, por terem menos ingredientes, costumam oferecer uma alternativa segura. "As linhas de cosméticos naturais, orgânicos e veganos estão crescendo e trazendo boas opções. Nessas linhas, também há opções específicas para gestantes", indica a médica.
Caso prefira ingredientes caseiros, vale o cuidado com algumas frutas. "As cítricas, como limão, laranja, tangerina e abacaxi podem causar manchas na pele”, explica Milanez. Entre as ervas, há uma ótima opção. "Fazer compressas frias com chá de camomila, sem adoçar, pode ajudar a acalmar a vermelhidão da pele e o inchaço", finaliza.
E, para um momento de day spa, a sugestão é fazer um escalda-pés, evitando apenas ervas que possam causar alergia ou enjoo e controlando a temperatura da água para que não fique quente demais.
* A especialista consultada sobre esta matéria foi ouvida como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Compartilhe: