Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Quinta-feira 3 Fevereiro, 2022 // #cuidados, #gravidez, #saudavel, #bonita, #pele
Há quem diga que grávidas têm um brilho, um viço especial e que as mulheres ficam mais bonitas quando estão gestando. Mas é preciso ter um pouco de cuidado com essa romantização da gravidez, porque isso nem sempre corresponde à realidade.
Para ser capaz de gestar o bebê, o corpo da mulher passa por muitas mudanças: aumento da carga hormonal, sobrecarga no sistema circulatório, readaptação dos órgãos internos e também mudanças na pele. A experiência de cada gestante é única, e a dermatologista Luisa Kelmer comenta algumas modificações que podem ocorrer na pele nesse período e os principais cuidados com a pele na gravidez.
“Durante a gestação, uma série de mudanças são observadas no corpo da mulher devido ao boom hormonal. Podemos observar acne, aumento das pintas pelo corpo e manchas no rosto, chamadas de melasma ou cloasma gravídico. Outras alterações possíveis são aumento de pelos e surgimento de estrias” explica.
Além dessas alterações estéticas mais incômodas, os hormônios também podem afetar a textura da pele, pois o nível elevado de progesterona durante a gestação faz com que a mulher sinta a pele mais oleosa no primeiro trimestre e, depois, mais seca e sensível a partir do segundo trimestre.
Veja algumas dicas para cuidar e prevenir as alterações na pele durante a gravidez.
Durante a gestação, os níveis de progesterona podem aumentar até 30 vezes. Com isso, os efeitos podem ser diversos: algumas gestantes que já convivem com a acne relatam melhora, enquanto outras que acreditavam estar livres desse tipo de inflamação têm um reencontro nada agradável. Em geral, a acne na gestante costuma ser um processo inflamatório mais dolorido do que na adolescência, concentrando-se especialmente na região dos maxilares e podendo se estender para a maçã do rosto. E como tratar?
“O mais importante é procurar um ou uma dermatologista para avaliar e tratar da melhor forma possível a acne gestacional. Limpeza de pele e peelings de cristal ou diamante são excelentes aliados ao tratamento. Além, claro, do filtro solar oil free [formulado com quantidades mínimas ou sem a adição de óleo na composição], que evita marcas e cicatrizes de acne no futuro”, aconselha Luisa.
Ela também lembra que algumas substâncias e alguns tratamentos devem ser evitados, como o ácido retinóico e seus derivados, o ácido salicílico e alguns clareadores como a hidroquinona. E tranquiliza as gestantes: quando os hormônios começam a voltar aos níveis normais depois da gravidez, a acne também costuma desaparecer.
Os hormônios da gestação também interferem na pigmentação da pele, por isso as mulheres costumam relatar o aparecimento de pintas e manchas no rosto na gestação. Algumas chegam a relatar manchas mais extensas, também conhecidas como melasmas ou cloasmas gravídicos.
Essas manchas geralmente surgem nas maçãs do rosto, na testa, no nariz e no buço, mas também podem aparecer em outras partes do corpo, como braços, mãos, pescoço e colo. Em geral, as mulheres que apresentam esse tipo de queixa têm o costume de se expor ao sol.
No caso das pintas, manchas e melasmas, a prevenção é a maior aliada: o cuidado com a exposição ao sol precisa ser redobrado e sempre acompanhado de muito protetor solar. “Usar filtro solar diariamente é o cuidado mais importante e que não pode ser deixado de lado, mesmo em ambientes fechados”, explica a dermatologista. Também é recomendado o uso de viseiras, chapéus ou bonés para aumentar ainda mais a proteção.
Se o melasma já apareceu, procure um ou uma profissional e peça orientação sobre procedimentos e tratamentos seguros para gestantes.
Por conta de alterações vasculares e aumento dos vasos sanguíneos, a pele, durante a gestação, pode ficar mais sensível, avermelhada e irritada. Ao longo da gravidez, a pele também pode variar entre uma textura mais oleosa ou seca, e o ideal é mantê-la sempre hidratada.
Por isso, vale a pena investir em hidratantes e emolientes de boa qualidade, cujas fórmulas sejam à base de água, com alto nível de lipídios. Ingredientes com efeito umidificante também são boas pedidas, pois têm a capacidade de absorver e reter a umidade. Um ponto de atenção são os cremes com ureia: gestantes só podem usar produtos que tenham, no máximo, 3% desse princípio ativo.
Com a pele bem hidratada, você previne também as estrias na gravidez. A estria é o dilaceramento da fibra elástica e do colágeno, ou seja, a pele é esticada além do limite de sua elasticidade e acaba por se romper, surgindo "linhas" nesses lugares. Em geral, acontece com mulheres que têm uma grande variação de peso durante a gestação ou que já têm a pele geneticamente menos elástica. A melhor forma de prevenir o aparecimento das estrias é com uma boa alimentação e garantindo a hidratação e manutenção da elasticidade da pele.
Ainda que todas essas mudanças assustem um pouco, cada gestação é única. Por isso, caso você experimente algumas das alterações que comentamos, fique tranquila, pois muitas gestantes passam pelo mesmo. Busque conversar com seu ou sua dermatologista e encontre as melhores alternativas.
* A especialista consultada sobre esta matéria foi ouvida como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Para mais conteúdos sobre maternidade, acesse o Huggies Brasil!
Compartilhe: