Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Quarta-feira 22 Dezembro, 2021 // #educação-positiva
Sabemos que educar um ser humano é tarefa desafiadora. Isso porque nem sempre o que será dito em casa é o que permanecerá com a criança pela vida: há influências externas e a própria personalidade daquele indivíduo a serem levadas em consideração. Mas é possível — e necessário! — estar atento a esse processo tão importante da criação.
A educação positiva é um conceito que se baseia na psicologia positiva, vertente criada em 1998 pelo psicólogo Martin Seligman. É uma junção de práticas que visa contribuir para o desenvolvimento humano de forma que sejam incentivados a autonomia, o equilíbrio, a inteligência emocional e a resiliência.
Dentro do método da educação positiva, a compreensão é a palavra-chave. E não só com os seus filhos, pois ser uma pessoa autocompassiva irá também lhe ajudar nessa jornada, afinal, você, como educador ou educadora, também está em constante aprendizado. Além disso, é importante lembrar que funcionamos como um espelho para os pequenos.
Há ainda outras etapas da educação positiva. Confira algumas:
Para a educadora Telma Abrahão, é preciso compreender que as crianças possuem um cérebro ainda imaturo, portanto cabe aos adultos gerenciar suas próprias expectativas em relação ao comportamento de seus filhos, os quais ainda não têm condições neurológicas de lidarem com o que sentem. Em vídeo para o Portal Plenae, ela relembra a importância de regularmos nosso próprio equilíbrio e também de nos tirarmos desse papel de vilão sempre incumbido aos pais. Assim, é possível estreitar laços que podem estar frouxos. Ademais, é importante saber que o processo da educação positiva é longo, contínuo e constante.
Por fim, não se esqueça de, sempre que puder, incentivar a autonomia daquele sujeito que está se constituindo todo dia um pouco mais. Não faça tarefas que ele é capaz de fazer e, quando elas forem realizadas, elogie e use palavras positivas para reconhecer o seu trabalho.
Uma educação positiva é aquela na qual se validam as próprias emoções e, então, as do outro; em que se entendem as demandas e se sabe que cada indivíduo, independentemente da idade, é um universo complexo e profundo.
Para mais conteúdos como este, acesse Huggies Brasil.
Compartilhe: