Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Segunda-feira 14 Fevereiro, 2022 // #exercicios, #gravidez, #saude, #bebe, #atividade-fisica, #rotina, #seguranca
Ser ativa fisicamente é fundamental para que você tenha uma boa saúde, mas é ainda mais importante manter uma rotina de exercícios na gravidez. Além de prevenir contra possíveis complicações durante a gestação, como diabetes gestacional e eclâmpsia, manter-se ativa durante essa fase ajuda também nos momentos do parto e pós-parto.
Mas é preciso tomar alguns cuidados ao montar uma rotina de exercícios durante a gestação. O primeiro alerta é buscar um ou uma profissional para orientar você. Explique que está grávida e não se esqueça de compartilhar informações sobre qualquer restrição que você tenha.
A ginecologista e obstetra Mariana Prado é categórica “a medida da atividade física na gravidez é o conforto, o mais importante é não ficar parada — pode ser musculação, pilates, hidroginástica, natação e até mesmo uma fisioterapia regular”. E faz uma ressalva: gestantes devem evitar abdominais e exercícios intensos. “Mesmo atletas de alta performance, que treinam pesado, precisam reduzir a carga de treino e fazer atividades de baixa intensidade”, completa. A recomendação é que a gestante não ultrapasse 140 batimentos cardíacos por minuto.
Ainda que não haja um tipo de exercício mais indicado, é importante sempre manter uma atividade aeróbica de baixa intensidade para ajudar na circulação. Outra dica é priorizar alguns grupos musculares, para que a gestação, o parto e o puerpério sejam mais tranquilos.
Durante o primeiro e segundo trimestres, vale a pena investir em exercícios para fortalecer a musculatura que apoia o joelho, como o quadríceps, grupo de músculos localizados na frente da coxa, e o posterior, que fica atrás da coxa. Fortalecer os músculos das costas também é uma boa pedida, assim seu corpo estará mais preparado para o ganho de peso e a mudança no centro de gravidade, quando o bebê estiver mais desenvolvido e, consequentemente, você estiver com a barriga maior.
No terceiro trimestre, a dica é se preparar para o parto e puerpério, por isso fortalecer os músculos do períneo e dos membros superiores é uma boa estratégia. Com exercícios de abdução e adução, a gestante irá trabalhar a região do períneo, o que ajuda a prevenir contra a diástase abdominal, além de auxiliar no momento de fazer força durante o parto — caso a gestante escolha um parto normal. Já o fortalecimento de braços e ombros vai ajudar no pós-parto, especialmente nos primeiros meses, quando o bebê fica mais no colo.
Gostou das dicas de exercícios para gestantes? Agora é hora de partir para a ação! Encontre o exercício com o qual você se sinta mais confortável e coloque o corpo para se movimentar.
Para mais conteúdos sobre maternidade, acesse o Huggies Brasil!
* A especialista consultada sobre esta matéria foi ouvida como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Compartilhe: