Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Segunda-feira 2 Maio, 2022 // #gravidez, #gestacao, #gestacoes, #bebe, #fator-rh, #rh, #sangue
O fator Rhesus é um grupo sanguíneo, uma proteína presente nos glóbulos vermelhos da maioria das pessoas. É conhecido, normalmente, como Rh positivo ou Rh negativo. Geralmente, os bebês herdam o fator sanguíneo do pai.
Depende se os seus glóbulos vermelhos apresentam este fator de aglutinamento ou não. Isto é determinado através de um exame de sangue.
O seu bebê tem mais possibilidades de herdar o mesmo fator sanguíneo que o pai. Portanto, se você e o pai do bebê são ambos Rh positivo, ou ambos Rh negativo, não afetará em nada a sua gravidez.
Entretanto, se você é Rh negativo e o pai Rh positivo, existe a possibilidade de que o bebê seja positivo e isto poderia ocasionar incompatibilidade sanguínea entre você e o seu bebê durante a gestação.
Caso, em algum momento, possa ocorrer uma troca de sangue entre você e o seu bebê, ao receber os seus glóbulos vermelhos com este componente estranho, o seu organismo desenvolverá anticorpos para eliminá-los.
Isto gera um tipo de reação alérgica no feto, também chamada de sensibilização. Ao eliminar os seus glóbulos vermelhos, o bebê pode sofrer anemia, icterícia ou problemas cerebrais e cardíacos.
Na primeira gravidez, isto não afetará em nada o bebê, já que os anticorpos são produzidos mais ao final. Porém, é muito importante que você tome precauções se estiver planejando futuras gestações.
Para que não existam riscos, há injeções de imunoglobulina Rh, que são aplicadas nas 72 horas depois do parto e evitam a produção de anticorpos evitando, assim, a sensibilização nas futuras gestações. Esta vacina também deve ser tomada em caso de gravidez ectópica ou aborto.
Compartilhe: