Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Sábado 4 Janeiro, 2020 // #gravidez, #bebe, #saude, #cuidados
Se você ficou sabendo que vai ter trigêmeos deve saber, também, que vai ter que se cuidar muito durante a gravidez, especialmente durante a segunda metade da gestação. A seguir, falaremos sobre os cuidados que você deve tomar em uma gravidez de trigêmeos.
As mudanças na gravidez de gêmeos começam pela balança, o seu peso aumentará pelos menos uns 20 quilos. Os bebês nascerão menores do que se fossem um bebê único: provavelmente o seu peso oscile entre 1.800 e 2.400 gramas. Não se assuste porque eles costumam ser mais maduros do que o que corresponderia a um bebê de gravidez única para o mesmo período de gestação.
Dividir o útero com outros dois irmãos supõe um certo grau de estresse e isto acelera o seu processo de desenvolvimento funcional e, também, significa uma gestação mais curta: a falta de lugar desencadeia o parto mais cedo.
Quando vão nascer trigêmeos normalmente se pratica uma cesariana para evitar possíveis riscos e é muito provável que os bebês tenham que passar um tempo na incubadora.
Os trigêmeos são gerados em uma mesma gestação e possuem, portanto, a mesma idade. Porém a aparência física e o sexo nem sempre é são os mesmos, há casos em que os três gêmeos são idênticos e do mesmo sexo e outros casos cujos três são completamente diferentes e de sexo distintos, ou dois são idênticos e um distinto. Mas porque isso ocorre?
Trigêmeos monozigóticos também chamados de idênticos ou univitelinos. Eles se originam de um único zigoto (célula-ovo), ou seja, um único óvulo fecundado por um único espermatozoide. A célula –ovo, por um processo ainda não muito esclarecido, se divide em duas partes iguais, e um deles por sua vez volta a se dividir, as quais, cada uma originará um bebê. Neste caso os trigêmeos são idênticos e, pertencem ao mesmo sexo, os três terão as mesmas particularidades dos gêmeos idênticos.
Trigêmeos dizigóticos são resultado de fertilização de três óvulos distintos e três espermatozoides. Neste caso o resultado são três bebês, cada um com o seu material genético diferente, que se parecem como irmãos e podem ser do mesmo sexo ou não.
Trigêmeos monozigóticos e dizigóticos, onde existe a ocorrência de dois óvulos distintos e um deles que se divide em dois. Neste caso são gerados dois gêmeos univitelinos do mesmo sexo e um irmão.
A gravidez de trigêmeos oferece um maior risco de que a gestante sofra de diabetes gestacional ou pré-gestacional, é comum a anemia e é bastante normal que seja recomendado repouso absoluto durante o terceiro trimestre.
Compartilhe: