Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Terça-feira 19 Setembro, 2023 // #gravidez, #muco, #secreção
Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por uma série de transformações notáveis para permitir que o bebê se desenvolva adequadamente. Uma dessas mudanças é o aumento de secreções no canal cervical, que podem aparecer como um muco transparente e elástico e têm um papel importante na gestação.
O muco cervical é uma secreção produzida pelo colo do útero que atua de diferentes formas durante o ciclo reprodutivo. "O canal cervical é revestido por células que produzem esse muco, mesmo fora da gravidez", explica Ricardo Porto Tedesco, membro da Comissão Nacional Especializada em Assistência ao Abortamento, Parto e Puerpério da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).
Um conhecido aliado das tentantes, o muco cervical desempenha um papel fundamental na fertilidade e no processo de concepção: normalmente mais espesso e pegajoso, essa substância se torna mais líquida e elástica durante o período ovulatório. "Justamente para aumentar a adesão dos espermatozoides na hora da relação", explica o obstetra.
Mas apesar de ter origem semelhante, o muco transparente e elástico da gravidez é diferente da secreção com aparência de clara de ovo conhecida como muco fértil. E também tem outra função: "Na gestação, essas glândulas produzem uma quantidade maior de muco para proteger a cavidade uterina, onde o embrião vai se desenvolver", diz Tedesco. "O muco impede a ascensão de germes da vagina para o interior do útero."
A presença de muco cervical elástico durante a gravidez é uma ocorrência diretamente influenciada pelas mudanças hormonais que caracterizam esse período especial. O aumento dos níveis de estrogênio desempenha um papel crucial na criação desse muco, que pode ser observado em diferentes fases da gestação.
Segundo Tedesco, o normal é que a presença de muco vá aumentando ao longo da gestação. Essa progressão é uma das características que diferenciam o muco durante a gravidez da secreção do período fértil. Na gestação ele fica mais abundante, principalmente no final da gestação. “E ele pode ficar sanguinolento, pode ficar sujo de sangue", diz o médico.
Essa mudança progressiva da secreção vaginal pode ter relação com a expulsão do tampão mucoso, um processo natural da gravidez.
Durante a gestação, a ação de outro hormônio, a progesterona, deixa o muco cervical mais espesso e contribui para a criação dessa barreira protetora. "Na verdade, o tampão mucoso é o muco cervical que vai aumentando ao longo da gestação", explica Tedesco.
A saída do tampão mucoso pode ocorrer no final da gestação, geralmente nas semanas que antecedem o trabalho de parto. Sua liberação gradual ou em uma única vez é considerada um sinal de que o corpo está se preparando para o parto.
Mas a perda do tampão mucoso não é um indicador de que o trabalho de parto começará imediatamente. Algumas mulheres podem notar a saída do tampão mucoso dias, até mesmo semanas, antes do início das contrações verdadeiras do trabalho de parto. Em outros casos, a perda do tampão mucoso pode ocorrer mais próximo ao momento do parto.
Se você suspeitar que perdeu o tampão mucoso, é uma boa ideia entrar em contato com o seu médico ou parteira para discutir a situação e obter orientações apropriadas.
Por conta das alterações hormonais no corpo da mulher, há um aumento de corrimento vaginal durante a gravidez. Essa secreção, de acordo com Tedesco, é em geral transparente, quando seca tem uma coloração amarelada e tem um odor próprio da vagina. "Só que um pouco mais intenso porque aumenta a quantidade", diz o médico.
Porém, em parte por conta dos mesmos hormônios e também por alterações na imunidade, a gestação é um período em que as mulheres ficam mais vulneráveis às infecções vaginais, que podem se apresentar com corrimentos. Segundo Tedesco, nesses casos normalmente há coceira, ardor ou um odor muito intenso.
"É assim que a mulher identifica que aquela secreção está fora da normalidade", diz o médico. O corrimento na gravidez, principalmente se estiver acompanhado de cor ou odor, pode significar condições como a candidíase ou vaginose bacteriana.
Mas o muco transparente e elástico não precisa causar alarme nas gestantes. Esse é apenas o muco cervical que, como durante o período fértil, desempenha um papel específico na gravidez, atuando como uma barreira de proteção para o útero.
Portanto, entender para que serve o muco cervical na gravidez reforça a incrível capacidade do corpo feminino de se ajustar e responder às necessidades específicas de cada fase da vida. Sempre que houver dúvidas ou preocupações sobre qualquer secreção vaginal durante a gravidez, consulte um profissional de saúde.
Compartilhe: