Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Segunda-feira 16 Outubro, 2023 // #gravidez, #bebe, #meditação
A oscilação de hormônios é um fenômeno natural da gestação e pode provocar mudança de humor na gravidez. Nos primeiros meses, é comum e esperado que elas sejam significativas. Algumas técnicas simples ajudam a manejar essas sensações extremas.
Leia também:
Conheça os benefícios de praticar ioga na gravidez Alimentação saudável: por que ela é importante na gravidez Entenda a importância de ingerir líquidos na gravidez
É normal que, durante a gestação, você esteja feliz e bem disposta num momento e, logo em seguida, triste e irritada. Isso ocorre pela ação dos hormônios que estão preparando o organismo para receber e desenvolver o óvulo fecundado. Os níveis elevados de progesterona e o estrogênio respondem, em parte, pelas emoções à flor da pele.
Exercícios de meditação estilo mindfulness são fáceis de encontrar na internet ou em aplicativos. A prática da atenção plena não requer nenhum conhecimento prévio e pode parecer, num primeiro momento, simples demais para ser efetiva. No entanto, estudos de neurociência vêm comprovando de forma sistemática as alterações positivas que a meditação traz ao cérebro.
O jeito mais fácil de começar é com uma prática guiada curta. Há muitas sessões conduzidas pela voz de bons professores disponíveis e, com apenas dez minutos dedicados, você já pode sentir melhora no quadro geral.
As sessões guiadas são adaptações de técnicas budistas milenares. Entre os professores confiáveis, o estadunidense Jon Kabat-Zinn é conhecido por cunhar o termo mindfulness e popularizar a meditação laica. Seu livro “Atenção plena para iniciantes: Usando a prática de mindfulness para acalmar a mente e desenvolver o foco no momento presente” está disponível no Brasil e traz explicações e exercícios fáceis.
Já o britânico Andy Puddicombe se dedica a compartilhar o que aprendeu quando era um monge budista. Ele fundou o serviço Headspace, uma plataforma online com meditações guiadas para meditadores iniciantes e experientes e que também está disponível no aplicativo em português.
As primeiras sessões de meditação de atenção plena incluem orientações simples, que giram em torno dos passos a seguir:
Escolha um local agradável e avise os demais que você estará indisponível pelos próximos dez minutos;
Simples assim. Os professores defendem que é importante finalizar afirmando para si mesma que você tomou tempo para se dedicar à prática, e que fez isso com intenção de melhorar o seu dia a dia. Parece banal, mas observar o óbvio é parte do treino e ajuda a absorver os benefícios da atenção plena.
Compartilhe: