Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Sexta-feira 12 Maio, 2023 // #gravidez, #bebe, #liquido amniotico
O líquido amniótico é muito importante para o desenvolvimento saudável do bebê, sendo fundamental na formação dos pulmões e do sistema gastrointestinal da criança. Uma das alterações possíveis é sua quantidade em excesso no útero, também chamada de polidrâmnio. Esta é uma situação incomum e seu diagnóstico é feito nas consultas pré-natais.
Leia também:
Conheça os riscos de líquido amniótico baixo
Saiba por que o cálcio é importante na gravidez
Episiotomia: por que foi considerada necessária em partos normais
A causa mais comum para essa ocorrência é a diabetes materna. Quando a mulher já tem diabetes antes da gravidez ou desenvolve durante os meses de gestação, o acompanhamento médico vai levar isso em conta e monitorar o risco de excesso de líquido amniótico.
Outros fatores que podem influenciar são anomalias no feto, como:
● Problemas gastrointestinais; ● Alterações no sistema nervoso; ● Funcionamento atípico de bexiga ou rins.
O ginecologista e obstetra Ricardo Tedesco, membro da Comissão Nacional Especializada de Assistência ao Parto, Puerpério e Aborto da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e professor da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), explica que o excesso de líquido resulta no aumento da pressão intra-amniótica. “Isso coloca a bolsa em estado de tensão, como quando você enche muito uma bexiga e ela fica a ponto de estourar”, afirma.
Com a bolsa sob pressão, aumentam as chances de que outros problemas se desenvolvam, como:
● Parto prematuro; ● Descolamento precoce de placenta; ● Prolapso de cordão no momento do parto.
O prolapso do cordão umbilical durante o parto é a apresentação deste antes do bebê, ou seja, parte do cordão sai pela vagina enquanto o bebê ainda está no corpo da mãe. Quando isso ocorre, o cordão é comprimido e a oxigenação da criança é afetada, o que aciona o alerta máximo. “Nesse caso, é preciso fazer uma cesárea de emergência”, afirma Tedesco.
Se houver diagnóstico de excesso de líquido amniótico, isso pode afetar o desenvolvimento do bebê. Por isso, é importante que sua quantidade seja monitorada via ultrassom ao longo das consultas pré-natais.
*O especialista consultado nesta matéria foi ouvido como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Compartilhe: