Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Segunda-feira 10 Julho, 2023 // #gravida, #gravidez, #bebe, #sangramento de implantacao
Um sangramento vaginal leve na primeira ou segunda semana após a concepção é comum, atingindo até um quarto das mulheres. Chamado de sangramento de implantação, ele ocorre quando a maioria das mulheres não sabe ainda que está grávida.
Sintomas de gravidez: saiba identificar
Qual é o papel da alimentação na fertilidade?
Saiba com quantos meses o bebê começa a se mexer
Ao se fixar no revestimento do útero, o óvulo fertilizado pode causar um sangramento de escape leve ou muito leve. Segundo a ginecologista e obstetra Karen Rocha De Pauw, o sangramento de implantação é diferente da menstruação. “O volume é bem pouco e não saem pedaços de endométrio. Em geral, é um sinal de que vem um bebê saudável por aí”, afirma a médica, que é também especialista em reprodução humana.
O blastocisto, o aglomerado de células que se tornará o feto, deixa as trompas de Falópio em buscar de um lugar ideal no útero. Ali, terá sangue e alimento para crescer, mas, antes, precisa se fixar. Quando o blastocisto se “cola” à parede do útero, pode provocar um corte no revestimento do órgão, e isso provoca o sangramento.
A perda de sangue durante o sangramento de implantação costuma ser leve, frequentemente rosado. Depois de estar deitada por um tempo ou ao se levantar pela manhã, o sangue pode ter uma coloração marrom. Isso ocorre porque ele esteve no colo uterino ou na vagina por algumas horas.
Também é possível ter cólicas leves durante o sangramento de implantação. Não do mesmo nível das cólicas menstruais, mas uma sensação vaga, pesada e incômoda ao redor do útero. Nessa situação, um descanso pode ser benéfico.
O fenômeno ocorre logo após a concepção, entre 6 e 12 dias após a ovulação. É o mesmo período em que deveria chegar a menstruação. Por isso, o sangue que marca o início da gravidez pode ser confundido com mais um ciclo menstrual.
Conversar com um médico ginecologista e fazer um teste de gravidez nos dias seguintes pode ser tranquilizador. Caso haja dor forte ou sangramento pesado, o indicado é procurar atendimento em um hospital. Por meio de uma ultrassonografia, é possível saber se o embrião está se desenvolvendo. O exame proporciona a segurança de que o sangramento foi devido à implantação do embrião, e não a um aborto involuntário.
*A especialista consultada nesta matéria foi ouvida como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Compartilhe: