Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Quarta-feira 24 Abril, 2024 // #sintomas de gravidez, #gravidez
Para as mulheres que estão tentando engravidar, qualquer pequena mudança que aconteça pode ser entendida como um sinal de que tem bebê no forninho! E de fato, existem sintomas de gravidez nos primeiros dias de fecundação.
A seguir, vamos detalhar os primeiros sinais da gravidez para que você fique atenta e saiba diferenciar de outros sintomas comuns do corpo feminino. Além disso, descubra o momento certo para fazer o teste de farmácia.
Antes de saber quais são os sintomas de gravidez nos primeiros dias de fecundação, o ginecologista e obstetra Alexandre Pupo explica que a fecundação, ou seja, o encontro do óvulo e espermatozoide, ocorre no terço inicial da trompa e vai sendo desenvolvido entre cinco e sete dias.
Em seguida, esse embrião migra para a cavidade uterina e se fixa ali. Antes disso acontecer não há nenhum sinal relacionado à fecundação e ao início da gravidez.
“Quando o embrião cai na cavidade uterina, se fixa na parede do útero através do processo de nidação. Para isso, ele abre um espaço no endométrio para se abrigar e iniciar a formação da placenta, da bolsa e do próprio feto”, explica o especialista.
A partir do momento que se fixa na parede do útero e começa a interagir com o corpo da mãe, o embrião envia um aviso para que o corpo lúteo (grupo de células de onde sai o óvulo e produz progesterona) continue produzindo progesterona e aumente a produção para níveis mais elevados.
O especialista esclarece que os efeitos da progesterona no corpo feminino são relacionados a inchaço, retenção hídrica, sensação de estômago vazio por muito tempo e, em seguida, enjoo, que pode aparecer, principalmente, na quarta semana de gestação.
No processo de nidação, a mulher pode ter um pequeno sangramento vaginal. Normalmente é um sangramento em menor quantidade que pode durar um, dois ou três dias, ou seja, menos dias do que uma menstruação habitual e costuma acontecer um pouco antes do período esperado da menstruação da paciente.
“Algumas mulheres confundem o sinal e acham que esse sangramento foi uma menstruação. Essa é a razão pela qual, às vezes, só depois de dois ou três meses é que ela percebe que está grávida, porque considera que isso foi uma menstruação, apesar de não ter sido”, afirma.
Neste período em que seria esperada a menstruação, que não ocorre, a mulher pode perceber a mama mais tensa e mamilo bastante sensível. “É a mesma sensação comum do período pré-menstrual, que vai ficando cada vez mais incômoda”.
"Obviamente, neste processo, um dos principais sinais é a ausência da menstruação. O atraso menstrual é o que vai fazer, normalmente, a paciente buscar descobrir se está grávida ou não”, diz ele.
Segundo o obstetra, um dos principais sintomas de gravidez nos primeiros dias de fecundação é a retenção hídrica e o inchaço. “As mulheres chegam a ganhar até dois quilos de peso em água durante esse processo”, conta.
Veja outros sinais nos primeiros dias de gravidez, de acordo com o especialista:
Retenção hídrica e o inchaço;
Sangramento (motivado pela implantação do embrião no útero);
Cólicas e dor abdominal (por conta do crescimento do útero);
Corrimento mais espesso (ocorre por causa das alterações hormonais);
Ausência da menstruação (acontece para que o feto se desenvolva corretamente no útero).
Cansaço físico (a mulher produz mais progesterona para sustentar a gestação e ela causa inchaço, preguiça, melancolia e cansaço);
Mamas sensíveis (as glândulas mamárias começam a aumentar);
Alterações de humor (causadas pelas alterações hormonais, em especial elevação de progesterona):
Espinhas e pele com mais oleosidade (aumento das glândulas sebáceas pelas alterações hormonais, em especial por efeito colateral da elevação de progesterona que faz com que produzam mais gordura).
Sintomas similares ao período menstrual (cólica, dor de cabeça e cansaço físico);
Desconforto abdominal (funcionamento mais lento do organismo);
Enjoos (devido a produção elevada de progesterona);
A mulher pode continuar a ter sensibilidade nos seios;
Aumentam as náuseas no período da manhã;
Cansaço físico;
Mudanças de humor.
Vontade de urinar com mais frequência.
Afinal, depois de identificar os sintomas de gravidez nos primeiros dias de fecundação, qual é o momento certo para fazer o exame de farmácia e de sangue para confirmar a gestação?
Para o médico, a partir de cinco dias antes da data em que seria esperada a menstruação, um exame de alta sensibilidade já pode detectar a gravidez, principalmente se a quantidade do hormônio Beta HCG no exame de sangue estiver acima de cinco mil unidades, pois isso confirma a gestação.
“No consultório, a gravidez pode ser confirmada através dos níveis do hormônio Beta HCG, que começa a subir a partir de cinco dias antes do que seria a data do primeiro dia da menstruação”, indica.
Porém, em casa, a mulher deve esperar o período menstrual e, se não ocorrer, pode fazer o teste de farmácia. Os testes de urina vendidos em farmácias já conseguem detectar o Beta HCG na urina da paciente gestante até cinco dias antes do atraso menstrual acontecer.
Se você está ansiosa para a chegada do parto e ver a carinha do seu bebê, descubra como contar as semanas de gravidez e evitar confusões com meses mais curtos, de 28 ou 30 dias. Saiba ainda como esse cálculo da idade gestacional é feito a partir da data da sua última menstruação.
Compartilhe: