Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Sexta-feira 14 Janeiro, 2022 // #gravidez, #sonolencia, #sono
Você já deve ter ouvido falar sobre o aumento do sono na gravidez, mas você sabe por que isso acontece?
Especialmente no primeiro trimestre, as mulheres costumam se queixar de um sono incontrolável, e isso tem a ver com as alterações hormonais, como o aumento dos níveis de progesterona. Além disso, essas mudanças também trazem um inchaço geral ao corpo, como explica Larissa Cassiano, obstetra e especialista em gravidez de risco: “a gestante tem um inchaço geral e isso também se reflete em um inchaço na calota craniana. É como se fosse um leve edema cerebral, nada preocupante, que pode causar essa sonolência e também um pouco de dor de cabeça e perda de memória”. Outro fator que pode causar sono excessivo na gravidez é que, como há mais sangue circulando, o coração tem de trabalhar mais para bombeá-lo para o corpo e para o bebê. Isso traz uma sensação de cansaço, que, muitas vezes, colabora para a sonolência da gestante.
Em geral, o sono incontrolável costuma perdurar pelo primeiro trimestre, quando as alterações hormonais são mais sentidas. Com o passar da gravidez, o corpo se adapta às alterações e a gestante começa a assimilar melhor os efeitos da gravidez.
Embora seja normal sentir muito sono na gravidez, muitas gestantes têm dificuldades para dormir. De acordo com um estudo da Universidade de Pittsburgh (EUA), é o que acontece com 75% das gestantes. Os motivos variam, mas algumas queixas são mais comuns:
Se você tem muito sono e cansaço durante a gravidez, mas tem dificuldade para dormir, uma alternativa é estabelecer uma rotina do sono. Como fazer isso? Busque criar uma sequência de hábitos que vão ajudar você a relaxar e dormir mais facilmente.
Comece pelo jantar, preferindo alimentos leves que ajudam a evitar enjoo e azia. Não tome muito líquido para não precisar ir muitas vezes ao banheiro durante a noite. E depois, tome um banho refrescante e relaxante, passe um hidratante liberado pelo seu médico ou sua médica ou dermatologista e vá para a cama.
Se você tem o hábito de ver televisão ou mexer no celular antes de dormir, estabeleça um tempo para fazer isso e, depois, deixe o dispositivo de lado, de preferência 30 minutos antes de ir para cama. Faça exercícios de respiração para melhorar o ritmo da sua, o que também ajuda a relaxar para ter uma noite mais tranquila de sono.
E lembre-se de que quem melhor conhece seu corpo é você: caso perceba que está com sono excessivo ou muita dificuldade para dormir, não hesite em buscar orientações de seu médico ou sua médica e pedir uma avaliação mais detalhada, além de dicas sobre como contornar a situação.
Para mais conteúdos sobre o universo da maternidade, clique aqui!
* A especialista consultada sobre esta matéria foi ouvida como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Compartilhe: