Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Segunda-feira 4 Setembro, 2023 // #gravidez, #21 semanas de gestacao, #plano de parto
Com 21 semanas de gestação, pode ser uma boa começar a elaborar o seu plano de parto. Ele é uma carta de intenções que a família compartilha com a equipe médica antes do nascimento. Nesta etapa, também é esperado o ultrassom do segundo trimestre, em que talvez seja possível verificar o sexo do bebê.
Leia também: Por que é bom visitar a maternidade antes do parto Dicas para escolher o nome do bebê As principais causas de azia na gravidez
Ouve-se falar cada vez mais do plano de parto, mas o que é isso? É uma carta escrita à mão ou no computador na qual você coloca o que gostaria que fosse feito com você e com o bebê, além de especificar as manobras e gestos que deseja evitar. É nesse texto também que você determina quem estará ao seu lado na hora do nascimento além da equipe médica. Companheiros, doulas ou outros familiares podem ser citados.
Na carta, a mulher também indica se quer ou não receber anestesia, se prefere a luz baixa na sala de parto ou se quer que o cordão umbilical seja cortado somente quando parar de pulsar, entre outras coisas.
Além disso, o ultrassom do segundo trimestre é realizado entre a 20ª e a 24ª semanas de gestação. É a hora de ver o seu bebê e avaliar a saúde e o desenvolvimento fetais. Se ele estiver em posição que dificulte visualizar os órgãos genitais, talvez seja o caso de esperar mais algumas semanas para saber o sexo, se assim você desejar.
A barriga começa a crescer e pode trazer um desconforto maior para dormir. Fica difícil de encontrar uma posição, mas você pode experimentar dormir sobre o lado esquerdo e com os joelhos dobrados.
O aumento do tamanho do seu abdome faz com que você sinta a pele mais esticada e, inclusive, você pode sentir uma coceira leve. Mantenha a pele hidratada para diminuir o ressecamento e prevenir as estrias.
Com 21 semanas de gestação, é importante que você tenha orientações do médico que acompanha seu pré-natal sobre as vacinas necessárias nesta etapa.
Nesta semana, seu bebê já tem impressões digitais e começa a desenvolver o tato. Você o sente se mexendo, reagindo aos estímulos de som e quando você massageia a barriga. É provável que esteja mais ativo pela noite, quando você está quieta e tranquila pelo fim do dia.
O pequeno agora desenvolve o sistema imunológico, ou seja, são formados os glóbulos brancos, responsáveis pelas defesas do organismo, e os vermelhos, que transportam oxigênio.
Vale lembrar que a evolução de crescimento do bebê varia principalmente considerando os fatores genéticos. Estas são informações que podem ajudar a entender a evolução da gestação semana a semana, mas a melhor maneira de garantir a saúde de seu bebê é no acompanhamento pré-natal. Não deixe de conversar com o médico nem de realizar os exames recomendados.
Fonte: Jornada da Mulher, Hospital Israelita Albert Einstein e Caderneta da Gestante, Ministério da Saúde.
Compartilhe: