Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Terça-feira 15 Agosto, 2023 // #gravidez, #anemia, #ferro, #bebe, #desenvolvimento, #repouso, #parto
Você está no final do quinto mês e já percebe os movimentos do bebê. Com 22 semanas de gestação, apesar do inchaço maior, a gestante tem bastante energia para cuidar dos detalhes prévios ao nascimento.
Leia também:
21 semanas de gestação: o que acontece com você
A importância do cálcio durante a gestação
Rotina de exercícios para manter durante a gravidez
A partir da 20ª semana de gestação, já é possível realizar o ultrassom do segundo trimestre e, com isso, descobrir o sexo do bebê. Dependendo da posição durante o exame, pode ser que leve mais algumas semanas, mas não se preocupe. O importante é que ele esteja bem e saudável.
A mamãe deve cuidar da alimentação e, se for indicado pelo médico, suplementar a dieta com ferro. Isso é necessário para evitar a anemia, já que o crescimento do bebê aumenta a demanda do nutriente em 50%.
Uma dieta equilibrada com verduras, alimentos ricos em cálcio, proteínas e ferro é fundamental na gestação toda. Realizar atividades físicas diminui os desconfortos dos inchaços e melhora a circulação do sangue. Por isso, mantenha-se ativa, sempre com o aval do seu médico.
Pode ser que você sinta as chamadas contrações de treinamento, quando a barriga fica mais dura em alguns momentos do dia. Elas são normais e fazem parte do preparo do corpo para o parto. Não duram mais do que alguns segundos e são esporádicas. Qualquer outro sintoma que acompanhe as contrações de Braxton-Hicks deve ser comunicado ao médico.
Com 22 semanas de gestação, as papilas gustativas do bebê começam a se desenvolver. Ele também percebe a luz e a escuridão, embora os olhos ainda estejam cobertos. O feto mede, em média, 22 cm e pesa cerca de 500 g. Seu bebê se movimenta e responde aos estímulos sonoros, como a música e a sua voz. Se for menino, os testículos começarão a descer de dentro do abdome para o escroto, onde ficarão em definitivo.
Nesta fase, o bebê já tem impressões digitais e começa a desenvolver o tato e o sistema imunológico. Vale lembrar que a evolução de crescimento do bebê varia principalmente considerando os fatores genéticos. Estas são informações que podem ajudar a entender o desenvolvimento da gestação semana a semana, mas a melhor maneira de garantir a saúde do bebê é no acompanhamento pré-natal. Não deixe de conversar com o médico nem de realizar os exames recomendados.
Compartilhe: