Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Segunda-feira 4 Setembro, 2023 // #gravidez, #desenvolvimento do bebe, #26 semanas de gestação
A partir da 26ª semana de gravidez, incômodos como os enjoos e o cansaço excessivo começam a diminuir. Em contrapartida, é possível que o corpo inicie a produção de colostro materno, uma espécie de “pré-leite”, rico em proteínas e com baixo teor de gordura. Ele será o primeiro alimento do bebê depois do nascimento.
Leia também:
27ª semana de gravidez: última semana antes do terceiro trimestre Mais disposição no segundo trimestre Como escolher o pediatra do bebê
Com a alta da energia, as 26 semanas também podem ser um bom período para organizar o chá de bebê ou o chá de fraldas. Aproveite os encontros e converse com amigos e familiares sobre indicação de pediatra. Esta é uma boa hora para definir o profissional que cuidará do bebê.
Ao longo da gestação, é normal que os seios mudem de volume e formato. O aumento da pigmentação das aréolas e nos mamilos bem como o inchaço são característicos da preparação do corpo para a amamentação.
Embora a maioria das grávidas só perceba o leite após o nascimento do bebê, é possível que uma secreção amarelada ou transparente e espessa apareça na 26ª semana de gravidez. Trata-se do colostro, o primeiro leite do bebê, que contém todos os nutrientes necessários para os primeiros dias de vida.
O colostro é um "pré-leite" cheio de proteínas e com menos gorduras. O leite maduro, posterior ao colostro, aparecerá entre o 7º e o 10º dia pós-parto.
O seu bebê pesa cerca de 900 g e já engole líquido amniótico. Nesse momento da gestação, os pulmões estão formando as ramificações chamadas de bronquíolos e o bebê começa a treinar a respiração. Isso pode causar soluços. Ele já escuta a sua voz e experimenta as mãos, os dedos, os pés e todo o próprio corpo ao se tocar. Também é possível captar, no ultrassom, o bebê piscando os olhos e chupando o dedo.
Vale lembrar que a evolução de crescimento do bebê varia principalmente considerando os fatores genéticos. Estas são informações que podem ajudar a entender a evolução da gestação semana a semana, mas a melhor maneira de garantir a saúde de seu bebê é no acompanhamento pré-natal. Não deixe de conversar com o médico nem de realizar os exames recomendados.
Fontes: Jornada da Mulher, Hospital Israelita Albert Einstein e Saúde da Criança: Aleitamento materno e alimentação complementar, Ministério da Saúde.
Compartilhe: