Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Quarta-feira 2 Fevereiro, 2022 // #gravidez, #empresa, #trabalho, #comunicar, #gestante
Cada gestante tem uma relação única com a gravidez e há desde as que estão realizando o sonho de uma vida até as que foram surpreendidas e ainda estão entendendo toda a mudança pela qual estão passando. Mas, independentemente de qual seja a sua história, o receio de conciliar maternidade e trabalho, muitas vezes, já começa na hora de avisar a empresa sobre a gestação. Nesse momento, é comum surgir a dúvida e o receio: “como comunicar à empresa que estou grávida?”
O receio não é infundado, já que, segundo um estudo da Fundação Getulio Vargas, no Brasil, a taxa de desemprego formal entre mães dois anos após a licença-maternidade chega a quase 50%. Mas isso não quer dizer que o mesmo vai acontecer com você.
“A gestação é uma quebra de paradigma na vida da mulher, é importante que, já na gravidez, ela fortaleça as qualidades que ela tem como mulher e profissional para além da maternidade”, explica a psicóloga e especialista em recrutamento Indy Carvalho.
Confira, a seguir, algumas dicas que podem ajudar você a lidar melhor com o momento de comunicar sobre a gestação no trabalho.
Quem escolhe o melhor momento para revelar a gravidez é você, mas é importante lembrar que a empresa precisará tomar providências para quando você estiver ausente durante a licença-maternidade. Algumas gestantes preferem esperar para contar após completar o primeiro trimestre, uma vez que é o período mais crítico e com riscos de abortos espontâneos. No entanto, é bom lembrar que é justamente no primeiro trimestre que alguns sintomas como enjoo e sono são mais comuns.
Mesmo que você tenha um amigo ou uma amiga muito próximo no trabalho, busque comunicar a gravidez para o seu gestor primeiro, assim você evita gafes e qualquer desconforto no ambiente de trabalho. É também um gesto que demonstra profissionalismo e como você está preocupada não só com sua gestação, mas também com a empresa.
“Além disso, é uma oportunidade de já começar a estabelecer a relação que a gestante e o gestor terão durante a gestação, já que a grávida precisará se ausentar em alguns momentos, e também após a volta da licença-maternidade, caso continuem com essa relação”, pontua Indy.
Uma conversa franca, explicando como está sendo a sua gravidez e o que pode ser esperado da sua gestação é um bom jeito de tranquilizar o seu gestor, deixá-lo preparado e fazer com que ele participe desse momento também.
Caso decida contar para o chefe sobre a gravidez antes de se sentir confortável para dividir a notícia com outros colegas de trabalho e até mesmo com o RH, peça para que ele guarde essa informação até você se sentir mais confortável.
No entanto, em algumas situações, é necessário que o RH seja informado com maior rapidez. É o caso de gestantes que exercem funções que podem trazer risco ao bebê, como atividades em fábricas ou policiais e bombeiras, entre outras funções. Nesses casos, é possível que seja preciso fazer uma transferência de função, ainda que temporária.
Cada empresa tem uma política e ela varia de acordo com o tamanho e os fluxos em que opera. Em geral, quem faz esse informe é o seu gestor. De qualquer forma, é importante ressaltar novamente que o RH precisa ser informado com tempo hábil para que possa planejar a sua ausência, como o pedido de licença-maternidade e a contratação de alguém temporário durante esse período.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), toda gestante precisa fazer pelo menos seis consultas de pré-natal, além dos exames. Na legislação trabalhista brasileira, a gestante tem direito a, no mínimo, seis ausências sem justificativa para realizar exames e se consultar com a médica ou o médico.
É possível se ausentar mais vezes também, desde que você se certifique de como é a política da sua empresa nesses casos. Em geral, é preciso apenas o aviso prévio sobre a ausência e um atestado médico para que a falta seja abonada.
Agora que você já está orientada, trace o melhor plano para anunciar a sua gravidez para seus gestores e colegas e relaxe. Caso ainda esteja planejando engravidar, uma boa saída para se cercar de todos os cuidados é conversar com o responsável pelo RH da sua empresa e entender melhor as políticas para esse tipo de situação.
Para mais conteúdos sobre maternidade, acesse o Huggies Brasil!
* A especialista consultada sobre esta matéria foi ouvida como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Compartilhe: