Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Terça-feira 28 Novembro, 2023 // #enxoval, #bebe, #gestação
A chegada de um bebê é um momento muito especial na vida de uma família. No entanto, junto com a alegria de ter um novo membro na família, surgem também muitos gastos. Uma das maiores despesas sentidas no bolso antes mesmo que o novo membro da família chegue é montar o enxoval do bebê, que incluirá roupas, fraldas, acessórios e outros itens necessários para cuidar do recém-nascido. Alguns deles serão usados por um bom tempo, mas outros, como as roupas no tamanho “RN” e “P”, serão perdidos rapidinho.
Montar enxoval de bebê pode ser caro, mas com um pouco de planejamento e criatividade, é possível economizar bastante. Veja a seguir dicas para receber seu filho com todo o conforto e cuidado que ele precisa e merece, mas sem gastar mais do que o necessário.
Antes de começar a comprar, é importante fazer uma lista do que você realmente precisa. Considere o clima da sua região, a estação do ano em que o bebê vai nascer e as suas preferências pessoais. Algumas das coisas que você precisará incluir na sua lista são:
Roupinhas, como macacões de manga longa, bodies de manga longa e manga curta, calças, meias, sapatinhos e casaquinhos. Lembre-se de diversificar as numerações e invista pouco nos tamanhos “P” e recém-nascido, que são perdidos rapidamente com o crescimento do bebê. Se ficar em dúvida, consulte lista que fizemos com o que comprar do nascimentos aos 3 meses;
Fraldas de diferentes tamanhos – tire suas dúvidas sobre tamanho e quantidade ou calcule de maneira fácil;
Lençóis para o berço;
Toalhas de banho, incluindo algumas com touca que facilitam enxugar e proteger o bebê de friagem;
Mantas fresquinhas;
Um cobertor mais quentinho;
Kit para o berço com travesseiros e apoios;
Chupetas;
Mamadeiras;
Babadores;
Banheira;
Almofada de amamentação;
Trocador;
Escova e pente para cabelo;
Cortador de unhas;
Termômetro;
Aspirador nasal.
Antes de ir às compras, porém, avalie o que você já tem em casa ou pode emprestar de amigos e familiares. Todos esses itens podem, também, ser presentes. Acesse a nossa ferramenta de chá de bebê para uma organização mais prática!
Os bebês crescem muito rápido, então é importante comprar peças que possam ser utilizadas por mais tempo. Dê preferência para roupas que possam ser usadas durante várias estações. Macacões de manga curta podem ser usados sozinhos no verão e com um body de manga comprida por baixo no inverno, por exemplo.
Roupas de bebê são usadas por pouco tempo, então muitas vezes é possível encontrar peças em ótimo estado em brechós e lojas de segunda mão. Verifique se as roupas não têm manchas ou rasgos, e se ainda são seguras para o bebê usar. Além de ser uma forma de economizar, comprar em brechós também é uma opção mais sustentável.
Os móveis do quarto do bebê, como berço, cômoda e poltrona para amamentação, são geralmente os itens mais caros do enxoval. Para economizar, a dica é comprar móveis usados em bom estado ou ainda aproveitar promoções e descontos em lojas especializadas. Caso você não tenha uma poltrona disponível para amamentação, outra dica é usar uma almofada para amamentação, que dá mais conforto e suporte a mãe e bebê durante o aleitamento.
Fique atento às promoções e descontos também para a compra de alguns acessórios são indispensáveis no enxoval do bebê, como chupetas, mamadeiras e babadores. Você pode optar por marcas mais baratas, mas é importante pesquisar sobre a qualidade e a segurança dos produtos antes de comprá-los. Uma boa prática é sempre procurar pelo selo do Inmetro nas embalagens e evitar as chupetas customizadas que, além de mais caras, são muito elaboradas, grandes e podem ser desconfortáveis e atrapalhar a pega da boca do bebê.
Não há nada de errado em aceitar doações de amigos e familiares. Muitas vezes, as pessoas ficam felizes em ajudar, especialmente se já têm filhos e sabem o quanto pode ser caro montar um enxoval. Verifique com amigos e familiares se eles têm roupas, móveis ou outros itens que possam ser usados.
Uma dúvida comum entre os pais é se é melhor comprar o enxoval completo de uma só vez ou aos poucos. A resposta vai depender da situação financeira de cada família. Para quem tem condições de comprar tudo de uma só vez, pode ser mais prático e vantajoso. Por outro lado, para quem está com o orçamento mais apertado, a opção é comprar aos poucos, priorizando os itens mais essenciais e comprando o restante conforme a necessidade.
Lembre-se de que, embora seja tentador comprar tudo novo, isso nem sempre é necessário ou prático. Com um pouco de planejamento e criatividade, é possível montar um enxoval completo para o bebê sem gastar muito.
Compartilhe: