Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Quinta-feira 20 Julho, 2023 // #exercicio, #gestação, #maternidade, #saude
Manter a prática regular de exercícios físicos durante a gestação só traz benefícios. Os exercícios para gestante, quando adequados, melhoram a circulação, fortalecem o corpo e trazem bem-estar.
Qual é o papel da alimentação na fertilidade?
Fertilidade: o que fazer quando não se engravida naturalmente?
Conheça os tipos de parto
O médico do esporte Fabrício Buzatto explica que o esporte contribui para a saúde desde antes da concepção. “A prática de atividade física ajuda as mulheres a melhorar o controle metabólico, o funcionamento das ações hormonais, a manter o peso e a controlar o estresse”, diz. “Tudo isso favorece a ovulação para a fertilização”, explica Buzatto, que é fisiatra do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Segundo o especialista, é ideal que toda mulher se mantenha ativa durante a gravidez, salvo orientação específica. “Recomenda-se 150 minutos de atividade aeróbica moderada dividida entre os dias da semana”, afirma.
A seguir, listamos os benefícios de seis atividades adequadas para a gravidez.
É considerado o exercício ideal, já que o seu nível de impacto é baixo. É um esporte que pode ser praticado em qualquer momento da gestação sem nenhum problema. Promove o fortalecimento dos músculos e relaxa a mente.
Com a prática da ioga, a mulher pode encontrar o equilíbrio entre saúde física e mental. Os exercícios fortalecerão distintas partes do corpo e darão maior flexibilidade, inclusive na pelve.
“Tanto a ioga quanto o pilates ajudam a controlar o estresse”, diz Buzatto. Além disso, ambos focam em fortalecer o centro do corpo. Com o pilates, é possível alongar os músculos e aumentar a mobilidade, algo muito útil à medida que a barriga cresce. Ter boa postura também é indispensável para evitar dores durante a gravidez.
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, correr é um esporte seguro para grávidas. Ele ajuda o sangue a fluir pelo corpo, beneficiando a saúde cardiovascular da mãe e do bebê.
Andar de bicicleta fará bem à saúde cardiovascular da mãe do bebê. “Assim como correr, pedalar melhora todo o processo de crescimento e desenvolvimento fetal, desde que seja respeitado o limite da mãe, sem exaustões, sem excessos”, orienta o médico. Mas vale cuidado ao escolher um local seguro para pedalar e evitar o exercícios caso o equilíbrio esteja prejudicado pelo barrigão.
No treino de academia, vale dar atenção especial à parte inferior das costas, ao abdome, ao alongamento dos músculos flexores dos quadris e ao fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico. “Esses cuidados farão a diferença na hora do parto”, diz o especialista.
Seja qual for a escolha, a manutenção física é fundamental para a saúde da gestante. “Fazer exercícios regulares ajuda a controlar a pressão, o diabetes, o colesterol, o estresse e, até, a depressão pós-parto”, afirma Buzatto.
*O especialista consultado nesta matéria foi ouvido como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Compartilhe: