Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Segunda-feira 11 Setembro, 2023 // #gravidez, #massagem, #bebe
Relaxar é tudo o que a futura mamãe quer – e merece. Por isso, se você anda se perguntando se pode fazer massagem na gravidez, a resposta é: sim!
Leia também:
Exercícios na gravidez: veja dicas para aliviar dores no período
Cosméticos para grávidas: saiba o que pode e o que não pode
A importância da alimentação saudável na gravidez
O bebê está superprotegido dentro do ventre materno. Além de toda a parede abdominal, ele está dentro do útero e envolto em líquido amniótico. Por isso, a massagem é segura para a criança. “Não há nenhum risco de a gestante se submeter a massagens, mesmo na região do abdome”, afirma o médico Ricardo Tedesco, membro da Comissão Nacional Especializada em Assistência ao Abortamento, Parto e Puerpério da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
Tedesco explica que a manipulação terapêutica é similar ao toque feito em consultório. “Quando o obstetra examina a grávida, ele faz manobras para sentir a posição do feto, do dorso, onde está o polo cefálico, fazendo pressão sobre o ventre materno, e nada disso causa problemas”, afirma. O obstetra garante que, mesmo métodos mais vigorosos, como o shiatsu, em que se aplica pressão com a ponta dos dedos, são seguros e bem-vindos.
Segundo o médico, além da sensação de bem-estar, as massagens proporcionam benefícios físicos para a mulher. “Gestantes costumam ter dor na área lombar e nos membros inferiores. A massagem, além de relaxante, pode ser terapêutica. Ela ativa a circulação e alonga os músculos, trazendo conforto”, diz o médico. Uma boa massagem pode ainda acalmar as cãibras típicas da gravidez, reduzir o cansaço e controlar a ansiedade.
Para curtir todos os benefícios que uma boa massagem pode proporcionar, o indicado é escolher um profissional especializado em gestantes. Alguns massoterapeutas, inclusive, usam macas com espaço para acomodar a barriga quando a cliente está de bruços. O instrumento, no entanto, não é essencial para o atendimento.
As técnicas mais prazerosas e efetivas para as grávidas costumam ser a reflexologia, aplicada na planta dos pés, e a drenagem linfática. Esta, em especial, é ideal para prevenir e cuidar de varizes. Além disso, combate a prisão de ventre, outro problema comum em grávidas.
Caso ainda tenha dúvidas, vale conversar com o obstetra que acompanha a gestação. Com o sinal verde dele, aproveite sua sessão!
* O especialista consultado sobre esta matéria foi ouvido como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Compartilhe: