Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Terça-feira 28 Junho, 2022 // #nome, #bebê, #menina
Segundo o Portal da Transparência - Registro Civil, 2.650.766 nascimentos de meninos e meninas foram registrados em 7.661 cartórios espalhados pelo Brasil. Neste texto, trazemos a lista dos 15 nomes de bebê feminino mais escolhidos nesse período. Com 23.228 registros, Helena foi a campeã, com alguma folga para as demais colocadas na lista.
Confira a relação completa.
1. Helena: 23.228 registros Nome de origem grega cujo significado é “reluzente” ou “resplandecente”. Uma personagem marcante que ajudou a difundir esse nome foi Helena de Troia, conhecida por sua beleza extrema.
2. Alice: 21.744 registros Existem duas versões para a origem desse nome. Em uma delas, ele vem do grego Alethos e significa “real” e “autêntica”. Na outra, Alice vem de Adelaide, que por sua vez tem origem no nome germânico Adelheid, sendo resultado da junção dos nomes Adal (nobre) e Haidu (qualidade). De Adelaide, foram criados os diminutivos franceses Adaliz, Alesia e Aliz – foi daí que surgiu o nome Alice ou “de qualidade nobre”.
3. Laura: 19.578 registros Tem origem no latim e significa “vitoriosa”, “vencedora”, “bem-sucedida”. O nome é relacionado ao louro, cujas folhas eram oferecidas aos vencedores nas Olimpíadas, na Grécia Antiga.
4. Maria Alice: 16.232 registros Junção de dois nomes de origem diferente: Maria vem do hebraico e Alice tem origem germânica. Maria tem alguns significados, como “senhora soberana”, “vidente” e “pura”. Alice, como explicamos acima, significa “de qualidade nobre”, “real”, “autêntica”. Em resumo: Maria Alice é uma “senhora soberana de qualidade nobre”.
5. Valentina: 12.384 registros Feminino de Valentim ou Valentino, nomes com origem no latim Valentinus, que significa “valente”, “forte” ou “cheio de saúde”. É um nome muito popular na Rússia.
6. Heloísa: 11.771 registros Tem origem no francês Héloïse, que por sua vez deriva do germânico Helewidis, nome formado pela junção das palavras heil (saudável) e wid (larga). Em resumo: Heloísa significa “muito saudável”.
7. Maria Clara: 11.771 registros A junção dos nomes Maria, que vem do hebraico e significa “senhora soberana”, e de Clara, que surgiu no latim e representa algo “brilhante”, “ilustre”, dá a Maria Clara o significado de “senhora soberana brilhante”
8. Maria Cecília: 11.646 registros O significado é senhora soberana sábia e pode ser explicado pela origem hebraica da palavra Maria (senhora soberana) e pela origem latina da palavra Cecília (sábia).
9. Maria Júlia: 10.998 registros O nome é a junção de palavras de origem hebraica e latina e significa “jovem senhora soberana”.
10. Sophia: 10.724 registros A palavra Sophia vem do grego sophia, que significa sabedoria.
11. Cecília: 10.610 registros Nome com origem no latim. Ele tem dois significados relacionados: “cega” e “sábia”. A relação vem da constatação dos romanos de que uma pessoa cega possui um maior conhecimento filosófico sobre o mundo. O nome também tem relação com a música, pois santa Cecília é conhecida como padroeira dos músicos.
12. Maitê: 10.488 registros Nome que vem do idioma basco (falado em parte da Espanha e da França), que significa “amada” e “adorada”. Já em castelhano, Maitê é um nome que surge da contração dos nomes Maria e Teresa e por isso representa a “senhora do verão”.
13. Júlia: 9.509 registros É a versão feminina de Júlio, originado no latim Julius, cujo significado é “fofo” ou “macio”, em referência aos pelos da face dos jovens. Por isso, Júlia, por associação, representa “pessoa jovem”.
14. Maria Eduarda: 9.346 registros Variação feminina do nome Eduardo, que vem do germânico Hadaward, junção das palavras ead (riqueza) e ward (guardiã). Como dissemos acima, Maria vem do hebraico e tem alguns significados, como “senhora soberana”, “vidente” e “pura”. Maria Eduarda, consequentemente, é a “senhora soberana guardiã da riqueza”.
15. Elisa: 8.881 registros Forma encurtada de Elisabete, que por sua vez tem origem no nome hebraico Elishebba, formado pela junção das palavras El (Deus) e Sab (juramento ou abundância). Por isso, Elisa significa “juramento de Deus” ou “abundância de Deus”.
Compartilhe: