Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Segunda-feira 23 Outubro, 2023 // #gravidez, #peso, #saude
Uma dúvida importante das futuras mamães é sobre o peso na gravidez: quantos quilos é normal engordar, como saber o ganho de peso ideal por trimestre e até mesmo entender o impacto disso na saúde do bebê.
Leia também:
O que comer e o que evitar durante a gravidez
Cuidados com a diabetes gestacional
Por que as grávidas têm mais enjoos pela manhã?
Seguindo as diretrizes do Colégio Norte-Americano de Ginecologia e Obstetrícia (American College of Obstetricians and Gynecologists), para mulheres com índice de massa corporal (IMC) pré-gestacional adequado, o ganho esperado gira entre 11,5 e 16 kg. Isso pode variar com a necessidade de cada gestante – e só o obstetra pode dizer os valores exatos para você.
O número que você vê na balança pode ser entendido por partes. Segundo cálculos aproximados, cada parte do seu corpo e do bebê corresponde a:
Bebê: de 2,7 a 3,6 kg;
Placenta: de 0,9 a 1,4 kg;
Líquido amniótico: de 0,9 a 1,4 kg;
Expansão das mamas: de 0,7 a 0,9 kg;
Aumento do volume sanguíneo: de 1,6 a 1,8 kg;
Depósitos de gordura: de 3,6 a 4,5 kg;
Crescimento do útero: de 1,4 a 1,8 kg;
Aumento do líquido extracelular: de 0,9 a 1,4 kg.
Os quilos extras não parecem mais tão assustadores, não é? Ainda assim, evite cair na armadilha do "comer por dois". O ideal é manter uma dieta equilibrada que garanta os nutrientes necessários para você e o seu bebê.
Segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), a indicação de peso na gravidez segue o critério do IMC:
Mulheres com baixo peso (IMC abaixo de 18,5): ganho de peso entre 12,5 e 18 kg;
Mulheres com peso adequado (IMC entre 18,5 e 24,9): ganho de peso entre 11 e 16 kg;
Mulheres com sobrepeso (IMC entre 25,0 e 29,9): ganho de peso entre 7 e 11,5 kg;
Mulheres com obesidade (IMC acima de 30,0): ganho de peso entre 5 e 9 kg.
Para gestação múltipla, os valores mudam, é claro. Nesses casos específicos, vale conversar com o obstetra e entender quais são os números ideais. Como limite, os especialistas mencionam aumento de até 22,7 kg para trigêmeos.
A orientação de ganho de peso na gravidez total pode ser dividida também por trimestres, porque o desenvolvimento do bebê muda as necessidades do corpo da mãe.
No primeiro trimestre, é normal que você não ganhe mais do que 2 kg, principalmente por causa das náuseas e do tamanho do feto, ainda pequenininho.
Durante o segundo trimestre, ocorre o primeiro aumento de peso significativo. Com menos enjoos e mais disposição, o esperado é ganhar 400 g por semana. A média no terceiro trimestre também é igual, de 400 g por semana, mas a diferença é mais evidente pois o ganho é cumulativo.
Os dados servem apenas como parâmetro. Não se esqueça de que você é única, por isso deve considerar as suas características físicas específicas. A melhor maneira de reduzir as preocupações é preferir uma alimentação equilibrada, saudável e variada, além de fazer o acompanhamento pré-natal e monitorar sua saúde e do seu bebê.
Compartilhe: