Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Quinta-feira 3 Fevereiro, 2022 // #gravidez, #cabelo, #mudanca
Uma queixa comum e que você já pode ter ouvido é “por que os cabelos mudam na gravidez?”. Para as gestantes, quase sempre isso é uma realidade, e os responsáveis por isso são eles: os hormônios. Ao entrar no segundo trimestre da gestação, você deve perceber muitas mudanças por conta dessa revolução hormonal pela qual o seu corpo está passando, e uma das transformações, muitas vezes, é capilar.
Na gestação, os hormônios estrógeno e progesterona podem atingir níveis 10 e 30 vezes maiores do que o normal na corrente sanguínea, e isso afeta também os folículos capilares. “O ritmo de crescimento do cabelo na gravidez acelera devido ao aumento da produção de alguns hormônios, à aceleração da circulação sanguínea e do metabolismo. Geralmente, os cabelos parecem mais volumosos e mais brilhantes”, explica a dermatologista Luisa Kelmer Silveira.
As madeixas obedecem a um ciclo de crescimento. Primeiro, tem a fase anágena, em que aparecem novos fios em substituição aos que caíram; depois, a catágena, em que os fios “repousam”, quando crescem sem cair; e, por último, a telógena, quando o fio cai para que o ciclo se renove.
Por conta dos hormônios, os fios permanecem, durante quase toda a gestação, na fase anágena, o que potencializa o crescimento. Além disso, o alto nível de estrógeno retarda a fase telógena, diminuindo a queda de fios e aumentando o volume de cabelo.
Caso você esteja experimentando o contrário e seu cabelo esteja caindo durante a gravidez, a dermatologista faz um alerta: “queda capilar e afinamento durante a gestação devem ser investigados pelo dermatologista, sua causa pode estar associada a carências de vitaminas provocadas pela maior demanda de nutrientes para o desenvolvimento do bebê, por exemplo”. Nesses casos, Luisa indica que a gestante “cuide da alimentação e hidratação oral, podendo usar suplementos vitamínicos indicados pelo ou pela obstetra e dermatologista, além de evitar tinturas e químicas no cabelo (principalmente com chumbo, amônia e formol)”.
Muitas mães reclamam da queda de cabelo após o parto. Mas, em geral, o que acontece é que os níveis hormonais começam a se normalizar, fazendo com que comece a fase telógena, que acontece no mesmo ritmo que aconteceria normalmente, mas com um volume aumentado de fios. E como aconteceu o acúmulo de cabelo durante a gravidez, dá a impressão de que você está perdendo mais cabelo do que o normal. Acontece que, na maioria dos casos, isso não é verdade.
Caso você perceba que está realmente com uma queda acentuada de cabelo, Luisa recomenda que você procure um ou uma profissional para investigar a causa, que pode ser um déficit de vitaminas.
Além do aumento de cabelo na gravidez, muitas vezes, as alterações hormonais também transformam a textura dos fios. Por isso, o mais recomendado é que você busque um ou uma tricologista, profissional especialista em cabelos, ou dermatologista, para que possam indicar os melhores tratamentos para o seu cabelo “novo”.
No caso de cabelos que ficam mais ondulados ou cacheados, é preciso intensificar a hidratação, pois o óleo natural do couro cabeludo tem maior dificuldade para chegar às pontas. Enquanto os que ficam mais lisos precisam de uma hidratação mais pontual e cuidado com o acúmulo de óleo nas raízes para que continuem brilhosos e sedosos.
Embora essas mudanças capilares durante a gravidez possam causar apreensão e ansiedade, o importante, durante a gestação, é se sentir bem consigo mesma para poder relaxar e aproveitar o momento. Se com todas essas dicas você ainda se sente insegura, busque o apoio de um ou uma profissional de confiança para se sentir poderosa nessa fase tão especial.
* A especialista consultada sobre esta matéria foi ouvida como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Para mais conteúdos sobre maternidade, acesse o Huggies Brasil!
Compartilhe: