Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Terça-feira 25 Abril, 2023 // #gravidez, #roupas para gestantes, #maternidade
Com as transformações corporais esperadas na gravidez, é comum que o guarda-roupa também passe por algumas mudanças. Escolher peças que se adequem bem ao corpo e ao mesmo tempo sejam estilosas não precisa ser um desafio.
Veja a seguir como acertar na escolha de roupas para usar durante a gestação.
Ao longo da gestação sua barriga vai crescer, portanto, opte por peças que se adequem ao seu corpo em diferentes momentos. Por isso, opte por tecidos mais maleáveis e macios, como malha, algodão e elastano.
De acordo com o professor de moda Sérgio Kamimura, do Centro Universitário FMU/Fiam Faam, um ponto importante a ser considerado na hora de procurar peças para usar na gestação é o conforto.
Quando questionado se existe algum tipo de roupa que não seja indicado para usar na gravidez ele explica que não há uma limitação de tecido, cor ou peças, mas é fundamental que seja confortável e possibilite a movimentação.
Se antigamente a única opção para as gestantes era usar aquelas roupas excessivamente largas, sem caimento ou modelagem que valorizasse o corpo da mulher, atualmente existem outfits para a gravidez com opções de cortes e até acessórios que ajudam a manter o estilo e gosto de cada pessoa.
Uma dica é apostar nos extensores de calças e faixas. Esses produtos podem ajudar a acomodar a barriga em calças e shorts sem que haja necessidade de comprar novas peças.
No entanto, para que esses acessórios funcionem é importante que as roupas ainda sirvam no quadril.
Sutiãs com alças mais largas oferecem mais sustentação para o momento em que as mamas estiverem maiores e mais pesadas. É possível optar também por tops ou sutiãs de modelos nadador, como forma de diminuir o desconforto nas costas.
Também é indicado comprar algumas calcinhas com um número maior para os meses em que a barriga estiver maior. Para quem preferir, também há modelos mais altos, capazes de acomodar a barriga, trazendo assim mais conforto e segurança. Se possível, priorize os modelos de algodão e sem costura.
Assim como as peças de roupas, é fundamental que os sapatos sejam confortáveis, fáceis de andar e deem segurança para a movimentação. Isso porque o eixo de equilíbrio muda durante a gravidez, e para manter o equilíbrio é preciso andar com as pernas mais afastadas e os ombros projetados para trás.
Como forma de evitar quedas e não sobrecarregar a coluna e os membros inferiores, opte por sapatos que tenham amortecedores, como tênis. Sapatos baixos como sapatilhas e sandálias sem salto também são boas alternativas para se movimentar com mais facilidade e segurança.
Como as mudanças hormonais muitas vezes causam retenção de líquidos, e, portanto, inchaço nos pés e nas pernas evite sapatos apertados ou que possam incomodar e machucar os pés e tornozelos. Muitas vezes, o melhor caminho é comprar um sapato um número maior para usar durante a gestação.
Durante a gravidez, é melhor evitar sapatos de salto, principalmente os modelos agulha ou com muita elevação. Caso você opte por usar, prefira os modelos mais estruturados, quadrados e um pouco mais baixos. Na dúvida, converse com seu médico, ele saberá lhe orientar sobre essa questão.
Se você está vivendo as mudanças corporais da gestação e não quer sair comprando um guarda-roupa novo com peças que não pretende usar depois da gestação, é possível aderir ao aluguel de roupas.
Esses serviços funcionam no esquema de assinatura, e você recebe em casa uma seleção de roupas para usar por um período. "Essa questão do aluguel é uma coisa muito interessante, uma mudança de visão", diz Kamimura . "A gente tem que pensar mesmo porque não dá pra simplesmente descartar ou deixar engavetado uma coisa que outras pessoas precisam”.
Existem algumas combinações de peças que você pode fazer durante a gestação que combinam versatilidade, estilo e conforto. Veja a seguir:
Aposte em coletes, blazers, cardigans e quimonos para dar um ar mais estiloso às peças básicas. Esses itens também podem ajudar a alongar a silhueta.
Você pode usar uma calça legging, bailarina ou de elastano com uma bata ou camisa mais soltinha. Dessa maneira você traz mais proporção ao seu corpo.
Da mesma forma, é possível usar uma blusa um pouco mais acinturada com uma saia rodada ou uma calça pantalona.
Essa é mais uma dica para aproveitar o guarda-roupa que você já tem de outro jeito. Sabe aquele vestido curto que você ama, mas não se sente confortável de usá-lo? Coloque uma legging por baixo. Se sentir que ele pode estar um pouco decotado demais, vale colocar uma blusinha por baixo. Assim você terá uma peça bonita e adaptada para o seu momento.
Que tal destacar a beleza da sua barriga de grávida com um vestido ou blusa mais justa? Uma dica para se sentir bem e confortável é apostar nas peças um pouco mais alongadas.
Se as roupas que você gosta de usar não estão servindo como antigamente, invista nos seus acessórios preferidos. Brincos, colares, lenços, bolsas, presilhas para cabelos. As possibilidades são muitas.
Na hora de escolher uma roupa ou acessório o melhor caminho é optar pelo que você gosta e se sente confortável de usar. Se você estiver bem consigo, esqueça as regras e crie suas próprias exceções.
Compartilhe: