Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Quinta-feira 4 Maio, 2023 // #gravidez, #tontura na gestação
Sentir tontura na gravidez é algo comum. Embora possa ser desconcertante, a tontura geralmente é inofensiva e pode ser tratada com medidas simples.
Por outro lado, esse desconforto vale como alerta se vier acompanhado de outros sintomas, como dores de cabeça, pontos escuros na visão e alteração na pressão.
Saiba mais sobre tontura na gravidez, entenda o que causa esse incômodo e quando procurar um médico.
"Existem várias modificações fisiológicas na gravidez e o aparecimento de tonturas é normal", afirma Sérgio Hecker Luz, membro da Comissão Nacional Especializada em Assistência Pré-Natal da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).
Durante a gravidez, os níveis de hormônios aumentam, o que pode levar a uma diminuição da pressão arterial, causando tontura. Além disso, as mudanças na dieta, como a falta de açúcar ou a ingestão insuficiente de líquidos, também podem causar tontura. E o calor – tanto do ambiente como de banhos quentes – é outro um agravante.
Segundo Luz, é mais comum sentir tontura depois que a placenta se torna mais desenvolvida, em torno da 16ª semana, ou seja, a partir do quarto mês da gravidez. "Mas a adaptação pode levar até à 24ª semana de gestação", completa.
O primeiro passo, segundo o médico, é procurar um lugar para se sentar ou deitar se sentir algum tipo de tontura na gravidez. Essa medida simples é importante para evitar quedas. "Se estiver em lugar que não possa fazer isso, peça ajuda a outras pessoas."
Logo em seguida, explica o médico, é preciso se alimentar, se estiver há muito tempo sem comer, e se hidratar. Se a gestante tiver episódios de tontura recorrentes é interessante evitar situações que possam se tornar perigosas, como dirigir sozinha.
"A tontura isolada na gestação não é muito preocupante, mas se associada a outros sintomas pode apresentar risco para a gestante", explica Luz.
Segundo o médico, se a tontura vier acompanhada de hipertensão, dor de cabeça e pontos escuros na visão, ela pode estar associada à pré-eclâmpsia, uma complicação grave da gravidez que pode levar a pressão arterial elevada e problemas renais. Nesse caso, é importante consultar o seu médico para descartar essa condição.
Outra causa comum de tontura durante a gravidez, e que também precisa de acompanhamento, é a anemia.
Luz ainda complementa e lembra que a tontura causada pela falta de açúcar também pode ser preocupante se acontecer em paciente que precisa de insulina.
Também é importante buscar ajuda médica se os episódios de tontura na gravidez forem recorrentes.
Para aliviar a tontura durante a gravidez, algumas medidas simples podem ser tomadas. A primeira é garantir que a gestante tenha uma dieta saudável e equilibrada, rica em ferro, e faça a ingestão adequada de líquidos.
Também é importante evitar ficar em pé ou sentada por períodos prolongados. Fazer exercícios leves, como caminhadas, para melhorar a circulação, é uma boa ideia.
Luz lista algumas medidas que podem ajudar a evitar sentir tontura na gravidez:
Compartilhe: